quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DE ITAÚ PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO PROJETO SABER SANEAR ATRAVÉS DO SECRETÁRIO MARCOS MORAIS


 O Projeto Saber Sanear promoveu nos dias 05 e 06 no centro de treinamento da Emater (Centern),em São José do Mipibu/RN,  uma capacitação para os gestores e técnicos municipais para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento foi organizado pelo Ministério Público do RN, através do Centro de Apoio Operacional -CAOP- Meio Ambiente. Representando a Prefeitura Municipal de Itaú, esteve o Secretário Municipal de Administração e Finanças – SMAF e Gestor de Convênios, Marcos Morais.
A capacitação foi ministrada pelos Prof. Cícero Onofre de Andrade Neto, engenheiro, mestre e doutor da UFRN, onde é considerado um dos maiores pesquisadores, possui mais de 170 títulos publicados sobre engenharia sanitária e ambiental e do  mestre em Engenharia Ambiental, Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária e Técnico da SEMARH,  Josivan Cardoso Moreno.
Durante o encontro, os gestores receberam orientações sobre a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, possibilitando que deflagrem o início desses trabalhos em suas cidades. O evento faz parte da primeira fase do projeto, o Modulo de Capacitação, que contempla a realização de oficinas e disponibilização de material didático que auxiliarão a condução do processo de construção do Plano de Saneamento Básico em suas três etapas: planejamento, elaboração e aprovação.
Estiveram presentes, a coordenadora do Projeto Saber Sanear, a promotora de justiça, Dra. Rachel Germano, os parceiros do projeto, Ciro Olimpo (Funasa), Ana Marcelino (Idema), Francisco Vieira (Femurn), Selma Santiago (CopiRN), Ranyelli Dias (Sesap/Suvan), Juliana Degado (Caern), Juliana Ubarana (Semarh), além de vários secretários de meio ambiente e técnicos de vários municípios.

Para o secretário Marcos Morais, essa capacitação foi primordial para o desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento, “isso só mostra o comprometimento do Prefeito Edson Melo e sua equipe com o desenvolvimento do município”  e diz estar muito agradecido pela iniciativa do MP e de demais órgãos envolvidos. "Agora é colocar em prática tudo o que aprendemos, para que este plano e suas ações sejam concretizadas e que assim possamos mudar a  triste realidade brasileira, por não executarmos as políticas de saneamento há muitos anos atrás para a população". Conclui. 

Vejam as Fotos.






Por Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.