Depois do "outubro rosa", que alertou o mundo sobre os perigos do câncer de mama, chega a vez do "novembro azul", que chama a atenção dos homens para a prevenção e tratamento do câncer de próstata. A ideia, que foi criada em 2003 na Austrália, visa a combater o preconceito que os homens têm contra o exame que detecta a doença.
Dados do Ministério da Saúde brasileiro mostram que são registrados mais de 50 mil casos da doença por ano no país, e a mortalidade chega a 12 mil. É o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, perdendo apenas para um tipo específico de câncer de pele.
Para prevenir quadros mais graves da doença é necessário fazer o exame de próstata conhecido como toque retal, que deve ser feito a partir dos 40 anos. Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura.
Cidades do mundo todo estão colorindo seus prédios e monumentos em virtude da campanha. Por isso, o BOL também veste a camisa da prevenção e pinta de azul o bloco de sua homepage dedicado ao tema. E você, internauta, já realizou o exame preventivo com seu médico de confiança?
* Reprodução Márcio Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.