domingo, 31 de janeiro de 2016

Programa do Leite aumenta quantidade de fornecedores em 11,8 vezes

Dos produtores beneficiados pela compra do leite, 87,1% são da agricultura familiar (Foto: Emater)O Governo do RN, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), selecionou 2.256 produtores aptos a fornecer leite para o Programa Leite Potiguar (PLP). O número de criadores aprovados no projeto em 2016 representa aumento de 1.181%, ou aumento de 11,8 vezes, em relação à quantidade de produtores beneficiados no ano de 2015, quando apenas 176 criadores forneciam leite para o programa em todo o Estado.

“Com o novo decreto, foi multiplicado por 13 o número de fornecedores, o que contribui para dinamizar a economia local. Com o Programa Leite Potiguar, o Rio Grande do Norte é protagonista na execução de políticas públicas de inclusão econômica da agricultura familiar, uma orientação do governador Robinson Faria”, declara o diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira.

Dos produtores beneficiados pela compra do leite, 1.963 são da agricultura familiar, grupo que representa 87,1% dos criadores, e serão responsáveis pelo fornecimento de até 89.793 litros de leite bovino e 4.725 litros de leite caprino. Já os 293 produtores de médio e grande porte criadores aprovados no PLP somem 12,9% dos fornecedores e deverão fornecer 47.076 litros de leite bovino e 850 litros de leite caprino.

A região com o maior número de produtores no programa do leite é a do município de Assu, com 486 criadores, e, em seguida, vem a região de Currais Novos, com 475 fornecedores aptos.

Em todo o RN, 80 mil famílias de baixa renda devem receber leite do programa e devem ser investidos mais de R$ 50 milhões durante o ano pelo Governo do Estado. Além do pagamento pelo leite, os produtores interessados receberão ainda orientação de técnicos da Emater para encaminhamento de pedidos de crédito para custeio aos bancos.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.