terça-feira, 28 de junho de 2016

Explosões e tiros em aeroporto de Istambul deixam dezenas de mortos e feridos

Veja as imagens do terror e da destruição em aeroporto atacado

* R7 - Ao menos dois homens-bomba abriram fogo e detonaram explosivos na noite desta terça-feira (28) no aeroporto de Ataturk, em Istambul, o principal da Turquia e o terceiro maior da Europa em volume de passageiros. O atentado terrorista deixou dezenas de mortos e feridos — o mais grave que o país sofreu nos últimos meses.

Até as 18h15 (hora de Brasília, 00h15 de Istambul) foram contabilizados 28 mortos e mais de 60 feridos, segundo informações da emissora local NTV, citando um governador local.
O ataque aconteceu na área de embarque internacional e foi feito por homens-bomba. Segundo informações preliminares, eles abriram fogo contra os passageiros antes de se explodirem.
A polícia disparou para tentar conter os agressores antes que eles chegassem a uma checagem de segurança no terminal internacional de chegadas, mas eles se explodiram, segundo uma das autoridades.
A NTV informou que ocorreram três explosões, e não somente duas, mas a informação ainda precisa ser confirmada. Veja imagens da tragédia.
De acordo com a agência estatal Anadolu, cerca de 60 pessoas se feriram, seis delas gravemente.
Ataturk é o maior aeroporto da Turquia e um grande centro de conexões para os viajantes internacionais. Imagens postadas nas redes sociais a partir do local mostraram pessoas feridas deitadas no chão dentro e fora de um dos terminais.
Imagens de televisão mostraram ambulâncias se dirigindo para o local. Uma testemunha disse à CNN Turca que o tiroteio foi ouvido do estacionamento do aeroporto. Táxis transportaram feridos, segundo a testemunha.
Autoridades interromperam a decolagem de voos regulares no aeroporto e os passageiros foram transferidos para hotéis, disse um funcionário da Turkish Airlines. Antes, um funcionário do aeroporto afirmou que alguns voos foram desviados.
Outros ataques
A Turquia tem sofrido uma onda de atentados neste ano, incluindo dois ataques suicidas em áreas turísticas de Istambul atribuídos ao Estado Islâmico, e dois carros-bomba na capital, Ancara, que foram reivindicados por um grupo militante curdo.
No ataque mais recente, um carro-bomba destruiu um ônibus da polícia no centro de Istambul durante a hora do rush da manhã, matando 11 pessoas e ferindo outras 36 perto da principal área turística, uma grande universidade e o gabinete do prefeito.
A Turquia, que faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado islâmico, também está lutando contra militantes curdos em seu sudeste de maioria curda. Sobre os dois grupos pesam as suspeitas iniciais do atentado, mas ninguém até o momento assumiu a autoria do ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.