terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Dez mil litros de sangue bovino mancham Rio Vermelho em Goiás

Casa de Cora Coralina ao lado do rio poluído com sangue, após acidente com caminhão espalhar líquido no Rio Vermelho, na cidade Goiás

Um caminhão carregando 10.000 litros de sangue bovino tombou, na sexta-feira, a cinco quilômetros da cidade de Goiás (GO), antiga capital do estado, derramando o produto no Rio Vermelho e causando uma enorme mancha de sangue.
A prefeitura da cidade informou que o produto já havia saído do município nesta terça-feira e seguia a uma velocidade de um quilômetro por hora em direção ao Rio Araguaia, onde deve chegar amanhã.
A Prefeitura de Goiás afirmou, também, que a carga havia sido vendida pelo frigorífico JBSna cidade de Mozarlândia a uma fábrica de ração em São Luís de Montes Belos – esta última responsável pelo transporte do produto. Disse, ainda, que os resultados de uma análise das amostras de água confirmaram que o sangue não apresentava conservantes tóxicos e, portanto, não representava risco à população. O rio já está liberado para uso dos moradores.
A prefeitura afirma que a empresa responsável pelo saneamento no estado, a Saneago, faz monitoramento constante das águas da região. O Rio Vermelho não é a principal fonte de abastecimento do município, mas as autoridades estavam preocupadas por causa das populações ribeirinhas e animais que habitam aquela região. A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) está conduzindo uma investigação sobre o caso para averiguar outros possíveis danos ambientais decorrentes do acidente.
Uma imagem do rio manchado de sangue em frente à casa onde morou a poetisa Cora Coralina, e onde hoje funciona um museu em homenagem à artista, circulou pelas redes sociais.
Procurada pela reportagem, a JBS informa que “não é responsável pela carga citada. A Companhia reitera que todas as suas vendas são feitas de acordo com os critérios legais, o que inclui também a emissão de nota fiscal”.

* MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.