Nesta quarta-feira (20), o presidente da Câmara dos Vereadores de Jucás, Eúde Lucas (PDT), disse durante a sessão que o transtorno do espectro autista (TEA) pode ser curado “na peia” ou “na chibata”. A cidade de Jucás fica no interior do Ceará, a cerca de 160 quilômetros da capital Fortaleza.
A fala surgiu após Lucas esnobar a mensagem de apoio à atriz Letícia Sabatella , atriz que confidenciou ao Fantástico do último domingo (17) que recebeu o diagnóstico de que estava no espectro.
O vereador afirmou: “Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá… tá rondando. Eu digo ‘eu era autista’, só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era na chibata. Porque era um menino meio traquina”.
Após o ocorrido, o vereador emitiu uma nota dizendo que não teve a intenção de ofender, e que se expressou de forma equivocada sobre o assunto. Além disso, Lucas afirmou que a fala se referia ao próprio passado, e que esse teria sido o tratamento que o seu pai teria lhe dado.
Vale ressaltar que o Ministério da Saúde explica que o TEA é um “distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento” . Desta forma, as pessoas que possuem o diagnóstico de estar no espectro podem sofrer alterações na comunicação, interação social e no comportamento.
* Jair Sampaio via IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.