sexta-feira, 29 de junho de 2012

Docentes da Uern podem encerrar greve hoje



Segmentos esperam apenas a formalização do que foi oferecido pelo Governo do Estado

A greve dos professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) pode chegar ao fim. Hoje, dia 29, os professores da Instituição realizam uma assembleia extraordinária, na sede da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), a partir das 10h.

A categoria irá discutir e votar a proposta apresentada pelo Governo ontem, 28, durante uma reunião, que contou ainda com a presença de representantes dos técnicos, dos estudantes e do Governo do Estado, através do secretário de Administração e Recursos Humanos do Estado, Álber Nóbrega. 

Já os técnicos se reunirão em assembleia, com o mesmo objetivo, na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), às 8h30. 

De acordo com o presidente da Aduern, Flaubert Torquato, o encontro de ontem representou um avanço, tendo em vista que o Governo abriu diálogo. No decorrer da conversa surgiu uma proposta consensual.

Segundo o consenso, os segmentos abririam mão do percentual de 10,65% previsto para o mês de abril e aceitaram o percentual de 8,5%, sendo que 3,5% seriam pagos na folha complementar do mês de junho e os 5% restantes seriam pagos em setembro. Em contrapartida, o Governo realizaria um acréscimo nas próximas parcelas a serem pagas, passando de 7,43% em 2013 para 9% e de 7,43% para 10% em 2014. 

O Governo também assegurou que não vai condicionar o pagamento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Isso já nos dá um alento", afirma o presidente da Aduern. 

Os segmentos da Universidade aguardam a formalização da proposta. Isso porque Álber Nóbrega pediu um tempo para colocar a proposta no papel e ficou de enviá-la até a manhã de hoje, antes do início da assembleia. Flaubert comenta que espera que o Governo não recue. 

Caso a proposta seja formalizada hoje, o presidente da Aduern acredita que a proposição é aceitável. Embora não possa responder pelos demais professores, Flaubert Torquato comenta: "Eu, particularmente, entendo que é uma proposta aceitável. Se perguntarem qual seria o meu voto na assembleia, eu serei a favor da proposta", acrescenta. 

A presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (SINTAUERN), Rita de Cássia Negreiros, que esteve presente no encontro, também considera que a proposta é razoável. "Eu acho que é uma proposta que fará com que a categoria repense voltar", comenta. 

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Saulo Spinelly, também esteve presente na reunião. "A expectativa é de segunda-feira estar com os livros embaixo do braço, assistindo aula", diz ele.

O estudante considera que o encontro foi positivo, já que houve consonância entre a proposta dos dois segmentos e o Governo do Estado. "Estamos muito felizes", disse o estudante, que acredita que não há razão para que a governadora discorde do que foi apresentado. 

Segundo Saulo, na ocasião foi feita a reapresentação da pauta da categoria estudantil e foi solicitado que houvesse celeridade por parte da Secretaria de Educação. 

CRONOGRAMA - Segundo nota emitida pela assessoria de comunicação da Uern, "De acordo com o Calendário Universitário, o semestre 2012.1, oficialmente iniciado no dia 23 de abril, com aulas a partir do dia 2 de maio (não foram iniciadas), seria concluído no dia 31 de agosto. O semestre letivo 2012.2 seria iniciado no dia 17 de setembro, com término no dia 1º de fevereiro de 2013. Com a paralisação das aulas essas datas serão prorrogadas".

Caso a greve seja encerrada hoje, o reitor da universidade, Milton Marques de Medeiros, acredita que o semestre não será perdido. Embora só possa garantir a informação após a análise do calendário universitário quando houver o encerramento da greve. "A priori, a gente imagina que não vá ter nada não", afirma o reitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.