quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Diques de Nova Orleans resistem à chegada do furacão Isaac

Segundo Exército, sistema reagiu como deveria com as fortes chuvas.
Habitantes de cidade próxima tiveram que ser retirados de casa.



Moradores enfrentam furacão 
Isaac em Nova Orleans, nos EUA (Michael Appleton/The New York Times)
O sistema anti-inundação construído em torno de Nova Orleans depois da passagem do Katrina, que devastou a cidade em 2005, está resistindo ao avanço do furacão Isaac, assegurou nesta quarta-feira (29) o corpo de engenheiros do exército americano.
"Temos confiança no sistema, que reage como deveria", assinalou o grupo em um comunicado, enfatizando que os diques que ficaram submersos no condado de Plaquemines (Louisiana) devido às chuvas provocadas por Isaac não fazem parte da rede construída pelo estado federal depois da passagem do Katrina.
Depois de uma inundação repentina provocada por Isaac, os habitantes do condado de Plaquemines, no litoral da Louisiana, ao sul de Nova Orleans, tiveram de ser evacuados nesta quarta-feira, segundo as autoridades locais.


As águas que ultrapassaram um dique atingiram rapidamente uma altura de 3,6 metros em algumas casas de uma área residencial, indicou ao canal CNN Billy Nungesser, administrador do condado.
Plaquemines Parish está localizado em uma língua de terra o delta do Mississipi, junto ao Golfo do México.
"O volume de água levado pelas rajadas de ventos passam por cima do dique e o destroi", explicou Nungesser, acrescentando que independente do panorama, mesmo que o dique resisita, a zona acabará completamente inundada.
Metade dos 2.000 habitantes da localidade já haviam abandonado antes da chegada do furacão, assinalou Nungesser.
O funcionário acrescentou que outra zona contígua, que não foi afetada pelo devastador furacão Katrina em 29 de agosto de 2005, desta vez se encontra abaixo do 1,5 metros de água.

Intensidade reduzida
O furacão de categoria 1 Isaac teve sua intensidade ligeiramente reduzida nesta quarta-feira (29) conforme se movia lentamente avançando pelo território dos Estados Unidos, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) do país.



Isaac causa inundações em Mississippi (Foto: Rogelio V. Solis/AP)

O Isaac tocou a terra nesta terça-feira (28) no sudeste da Louisiana, que se encontra em estado de emergência, a uma velocidade de 128 km/h.
A tempestade tropical Isaac se fortaleceu e virou um furacão de categoria 1 perto da costa sul dos Estados Unidos nesta terça, enquanto rumava em direção à terra firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.