terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fogo é apagado em dois de três tanques da maior refinaria da Venezuela


PARAGUANÁ, Venezuela, 28 Ago (Reuters) - Bombeiros conseguiram apagar o fogo em dois dos três tanques de armazenamento de combustível da maior refinaria de petróleo da Venezuela nesta terça-feira, disseram as autoridades, que planejam retomar as atividades da instalação até o fim da semana.
O presidente Hugo Chávez divulgou a notícia sobre o primeiro tanque em uma série de tweets antes do amanhecer. O ministro de Energia, Rafael Ramírez, depois disse à Reuters por telefone que o incêndio no segundo tanque também já havia sido extinto.
"Nós continuamos batalhando com nossos heroicos bombeiros da PDVSA (a companhia estatal de petróleo)", disse Chávez. "Com a ajuda de Deus, nós teremos êxito!"
Ramírez disse que agora não há mais riscos de outros tanques de armazenamento pegarem fogo, porque os que estavam por perto estavam vazios ou continham combustíveis menos inflamáveis.
Ele disse à Reuters em uma entrevista exclusiva na segunda-feira que o complexo --que produz 645.000 barris por dia-- poderia reiniciar as operações na sexta-feira, e que o incêndio nos três tanques seria apagado dentro de dois dias.
Uma explosão em Amuay no sábado matou 48 pessoas e provocou alta no preço dos combustíveis nos mercados norte-americanos, que já estavam elevados devido à ameaça de que a tempestade tropical Isaac perturbe as operações das refinarias na costa dos EUA no Golfo do México.
Ramírez disse que a Venezuela atualmente não tinha planos de importar combustível e que o aumento nos preços da gasolina nos EUA não iria durar.
O acidente foi um dos mais letais na indústria de petróleo no mundo dos últimos anos, aproximando-se do número de vítimas do incêndio na refinaria de Visakhapatnam, na Índia, em 1997, que matou 56 pessoas, e superando uma explosão na refinaria Texas City da BP, em 2005, em que 15 pessoas morreram.
Chávez disse no local do acidente, na segunda-feira, que estava criando um fundo de 23 milhões de dólares para ajudar a pagar as operações de limpeza e para substituir as casas destruídas na explosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.