sábado, 16 de fevereiro de 2013

Parente de paciente ameaça médicos e UPA de Natal fica sem atendimento


Sem segurança, unidade ficou boa parte da noite desta sexta (15) fechada.
Diretor confirmou que ocorreram dois tumultos e não havia guarda no local.


UPA de Pajuçara com o aviso de falta de segurança (Foto: Larisse Souza)

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Pajuçara, na zona Norte de Natal, passou boa parte da noite desta sexta-feira (15) com as portas fechadas. O motivo de o atendimento ter sido interrompido (por volta das 21h30), de acordo com o diretor Nick Araújo, foi a falta de segurança no local. Segundo ele, não é raro a unidade ficar desguarnecida. "É a Guarda Municipal quem faz a nossa segurança. Ontem à noite, mais uma vez, ficamos sem guardas", afirmou.
Ao G1, o diretor contou que na noite desta sexta ocorreram dois tumultos na UPA, o que agravou ainda mais a situação. "Um paciente psiquiátrico tentou agredir outro paciente. E no outro caso, tudo ao mesmo tempo, o parente de um paciente se desentendeu com um médico e um enfermeiro. Após o bate-boca, o homem deixou a unidade prometendo voltar armado para matar o médico. Eu tinha acabado de sair de lá. E como não havia segurança, achamos por bem fechar as portas", confirmou.
A Polícia Militar foi acionada e fez diligências na região. "Fomos chamados ao local, mas ninguém foi preso", disse o oficial se serviço do 4º BPM. A unidade está aberta na manhã deste sábado e funciona normalmente, mas continua sem guardas no local.
A Guarda Municipal foi procurada para falar sobre a falta de segurança na unidade hospitalar, mas não foi possível o contato. Porém, Nick Araújo explicou que recebeu a informação do comandante da Guarda que as escalas serão normalizadas. "A Guarda está passando por capacitação. Em razão disso, vez ou outra ficamos prejudicados, mas o curso está sendo concluído já na próxima semana e esse problema, acredito eu, será resolvido", disse o diretor da UPA.
Ainda de acordo com o diretor, a contratação de uma segurança particular já foi solicitada à Prefeitura, mas o projeto ainda está em tramitação. "A Polícia Militar também está nos ajudando. Ontem mesmo instalamos um trailer que vai nos dar apoio das 10h às 22h", acrescentou.
*G1/RN/Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.