quarta-feira, 10 de julho de 2013

Olimpia perde para o Santa Fe, mas garante vaga na final e mantém sonho do tetra


Ind Santa Fe1x0Olimpia-PAR
O Olimpia é o primeiro time classificado para a final da Libertadores 2013. Na noite desta terça-feira, a equipe paraguaia apostou na defesa e contou com a falta de pontaria adversária, além de um pouco de sorte, para segurar uma derrota por 1 a 0 contra o Independiente Santa Fe, no El Campin, em Bogotá, e confirmar pela sétima vez em sua história vaga na decisão do torneio continental. 

Com o resultado, os paraguaios fizeram valer a vantagem conquistada no primeiro confronto, quando venceram por 2 a 0 no Defensores Del Chaco, em Assunção. Vale lembrar que a última vez que o clube esteve na fase decisiva foi em 2002, quando derrotou o São Caetano. 
Agora, o Olimpia, tricampeão da competição, aguarda o vencedor da outra semifinal, entre Atlético-MG e Newells Old Boys, que acontece nesta quarta-feira, para saber quem será o adversário na final da Libertadores. Os argentinos levam vantagem após terem vencido o jogo de ida por 2 a 0. Para reverter a vantagem, o clube mineiro precisará ganhar por, no mínimo, dois gols de diferença.
O primeiro tempo foi quase inteiro dominado pelos colombianos, que souberam realizar tramas rápidas pelas alas. No entanto, a falta de pontaria foi fatal para uma etapa inicial sem gols. Abusando dos erros, o Santa Fe viu gols claros desperdiçados. O panorama caminhava para uma repetição na etapa complementar. No entanto, Medina anotou um gol polêmico e encheu os torcedores locais de esperança.
Precisando desesperadamente de um gol no início da partida, o Santa Fe tentou pressionar desde o primeiro minuto, mas se deparou com um Olimpia concentrado e que assustou logo na primeira chance. Aos três, Prono se livrou da marcação na intermediária e chutou firme em direção ao ângulo esquerdo, forçando Vargas a uma grande defesa de mão trocada.
Os planos dos donos da casa começaram a ficar comprometidos aos seis minutos. O habilidoso meia Molina sentiu uma lesão e obrigou o técnico Wilson Gutierrez a colocar Borja em campo e queimar uma substituição.
A situação dos colombianos só melhorou após os primeiros 15 minutos. Já menos afobado e coerente nas ações ofensivas, o Santa Fe começou a pressionar o Olimpia e chegou com mais perigo ao ataque, forçando os paraguaios a se postarem atrás da linha da intermediária. Em cerca de cinco minutos, os mandantes assustaram com Valdés e Cuero.
A pressão colombiana continuou e o time comandado por Gutierrez novamente chegou em condições de marcar. Após cruzamento na área, Borja apareceu livre no segundo pau e tentou um peixinho para o gol. No entanto, o atacante errou o tempo de bola e desperdiçou a boa oportunidade. Outra grande chance veio aos 30. Em outro lance alçado na área, Medina arriscou uma bicicleta e por muito pouco não abriu o placar.
Medina novamente viria a perder um gol em seguida. Após contra-ataque rápido, a bola foi cruzada na área e lá estava o camisa 11, que desperdiçou a chance quase na linha e livre de marcação.
A etapa final começou de forma quente e com um lance polêmico. Cuero disparou para a linha de fundo e foi derrubado na área. No entanto, o árbitro uruguaio Martín Vázquez mandou seguir o jogo e deixou os donos da casa enfurecidos. A resposta do Olimpia veio aos sete minutos. Aranda cobrou falta em direção ao ângulo esquerdo de Vargas e obrigou o goleiro adversário a mais uma grande defesa na partida.
A “zica” de Medina e do Santa Fe acabou aos 30, e de forma polêmica. Após confusão na área, Medina chutou firme, a bola bateu no travessão e caiu na linha. O goleiro Martín Silva afastou, mas o auxiliar confirmou o gol e deu esperanças aos mandantes.
Com a vantagem e cerca de 15 minutos para tentar o segundo gol e forçar a prorrogação, o time colombiano se lançou de forma desesperada ao ataque e quase foi premiado. Aos 39, Borja aproveitou o cruzamento na área e chutou firme. A bola bateu na trave, em Martín Silva e não entrou. Nos instantes finais, o Santa Fe provocou um verdadeiro bombardeio em direção ao gol adversário, mas o Olimpia conseguiu se defender e garantiu vaga na decisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.