Tremores nos últimos meses causou rachaduras nas casas da cidade (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi) |
A terra voltou a tremer no município de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal, nesta quarta-feira (27). O sismo de magnitude 3,4 foi registrado por uma estação do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por volta das 2h50.
De acordo com o laboratório, representantes da prefeitura municipal informaram que o tremor foi bastante sentido pelos moradores.
Ainda segundo o laboratório, “embora a atividade sísmica tenha diminuído, no número de eventos registrados e percebidos, continuam ocorrendo tremores acima do limiar de percepção”. Os pesquisadores afirmam que não é possível prever como a atividade sísmica na cidade vai evoluir. Ela pode diminuir, como também aumentar em número e magnitude.
Tremores em Série
Entre os meses de outubro de novembro de 2013, Pedra Preta foi impactada por uma série de tremores que amedrontou os moradores do município. Apenas entre o dia 24 de outubro, quando os abalos se intensificaram na região, e o dia 10 de novembro, mais de 600 tremores foram resgitrados. Por recomendação das autoridades, muitas pessoas dormiram do lado de fora de casa.
Apesar disso, a vistoria realizada por representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN) constatou que, apesar do grande número de fissuras e rachaduras nos imóveis da região, não houve comprometimento nas estruturas das casas do município.
Equipes do Defesa Civil e psicólogos foram enviados pelo governo à cidade para atender a população.
Pedra Preta
A cidade fica localizada na região Central do Rio Grande do Norte, tem 2.600 habitantes, de acordo com o Censo 2010 do IBGE. Destes, 70% residem na zona rural. A cidade é pacata e quase todo mundo se conhece. Em todo o município, há sete escolas: cinco na zona rural e duas na cidade. Uma igreja católica, duas evangélicas e um centro espírita dividem a fé dos moradores. Os postos de saúde são três. A cidade conta com um ponto de apoio para a Polícia Militar, mas não tem delegacia. Cinco policiais se revezam na segurança do município.
* Reprodução Márcio Melo via G1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.