sexta-feira, 25 de julho de 2014

Exames de DNA são suspensos por falta de pagamento no RN

Os exames de DNA oferecidos gratuitamente a pessoas de baixa renda e que possuem processos abertos na Justiça em busca de reconhecimento de paternidade estão suspenso no Rio Grande do Norte a partir desta quinta-feira (24). A informação foi confirmada pela assessoria do DNA Center, laboratório responsável pela realização dos exames. De acordo com a assessoria do laboratório, o motivo da suspensão do serviço é a falta de repasse financeiro por parte do Governo do Estado do RN.

O serviço é oferecido à população carente de forma gratuita por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e de Assistência Social (Sethas). Ao G1, a assessoria da Sethas reconheceu o problema e afirmou que a secretaria está trabalhando para solucioná-lo o mais rápido possível, mas preferiu não dar um prazo para a regularização dos pagamentos.
A assessoria do DNA Center informou que o pagamento não é realizado desde janeiro deste ano e que a dívida está em torno de R$ 100 mil. Em 2014, foram realizados 285 exames de DNA gratuitos e existem ainda 350 famílias agendadas.
Bioquímico Roberto Chaves (Foto: Assessoria de imprensa/DNA Center)
Bioquímico Roberto Chaves (Foto: Assessoria de
imprensa/DNA Center)
Como é feito o exame para reconhecimento de paternidade
O teste de paternidade baseia-se na análise do DNA (ácido desoxirribonucleico), substância presente em todas as células do corpo e que é responsável pela transmissão das características hereditárias dos genitores para seus descendentes. Com exceção de gêmeos idênticos, cada pessoa tem um padrão único de DNA, a exemplo de sua impressão digital.
O bioquímico Roberto Chaves explica que o exame de DNA identifica e compara várias regiões do DNA do filho, da mãe e a do pai. Durante o teste, são analisados os padrões de DNA que uma pessoa herdou da mãe e a outra metade do pai. Os padrões do filho (a) são, primeiramente, comparados com os da genitora. “Os que não correspondem aos padrões maternos são, portanto, obrigatoriamente provenientes do lado paterno. Se o homem testado não possuir esses padrões em seu DNA, ele certamente não é o pai biológico”, explica o especialista.
Para realizar testes de reconhecimento de paternidade, basta procurar uma das unidades do DNA Center e consultar as condições oferecidas pelo laboratório.
Fonte: G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.