quinta-feira, 31 de julho de 2014

Palmeiras bate Fiorentina em noite de estreias e vê torcida fazer festa

O Palmeiras venceu a Fiorentina por 2 a 1 nesta quarta-feira (30), em jogo válido pela Copa Euroamericana, no Estádio do Pacaembu. Em ritmo de amistoso, o time italiano assustou pouco e só melhorou quando Rossi saiu do banco de reservas na etapa final. Com uma equipe mista, Ricardo Gareca aproveitou a ocasião para promover a estreia do meia argentino Allione, que se mexeu bastante nos lados do campo, mas não teve atuação decisiva. Victorino, contratado há quase um ano, e Léo Cunha, saído da base, também atuaram pela primeira vez.

A vitória dá um pouco de alento aos palmeirenses que sofrem sem vitória no Brasileirão há seis jogos. Não à toa, o apito final foi comemorado como título. O time ainda recebeu a taça e teve festa com direito até a chuva de papel picado. 

Os gols brasileiros foram marcados por Victor Luis, com belíssimo chute de longe no início do 1º tempo, e por Leandro, que deu boa arrancada na entrada da área e colocou no canto de Neto, sem chances para o goleiro. Ele não comemorou o tento. Rossi, com uma classe de impressionar, empatou com toque na saída de Fábio. A vitória  empata o confronto entre times do continente americano e da Europa em 4 a 4. Fiorentina e Universitário, do Peru, decidem o campeão no dia 02 de agosto. O jogo ainda valeu pela taça Julinho Botelho, que atuou tanto no Palmeiras quanto na equipe italiana.

Fases de jogo: A Fiorentina teve uma oportunidade de abrir o placar logo no início e desperdiçou chance incrível com Babacar, que não aproveitou a boa jogada de seus companheiros nem Fábio caído no gramado. Depois disso, o Palmeiras melhorou e fez dois gols em um período de 20 minutos com Victor Luis, em chute de longe, e Leandro, que nem comemorou.  Nas outras tentativas, impressionou a facilidade com que os italianos entravam na defesa rival, mas faltou pontaria. 

No segundo tempo, Rossi entrou no jogo e acabou com a tranquilidade da zaga palmeirense. No seu primeiro toque na bola, colocou Pasqual na frente do gol. A bola parou na trave de Fábio. Depois, o próprio Rossi apareceu na cara de Fábio e colocou a bola para dentro do gol. Tomovic ainda chegou a assustar, mas errou por centímetros na finalização. 

O Palmeiras também teve mudanças, e Bernardo, que substituiu Mendieta, pressionou o goleiro brasileiro Neto com um bom chute de fora da área. Entraram ainda Mazinho, Léo Cunha, Victorino e Patrick Vieira. As principais ações da etapa final, no entanto, partiram do time italiano.  

O melhor: Rossi. Foram menos de 30 minutos dentro de campo, mas o italiano mostrou uma classe de impressionar os presentes. Com toque refinado, ele comandou sua equipe e fez um golaço. 

O pior: Matias Fernández. O jogador não mostrou o futebol que já o levou até para a seleção chilena. Com pouca vontade e aparentemente fora de ritmo, ele não conseguiu coordenar as ações de sua equipe no meio de campo e deixou o jogo no intervalo para a entrada de Vecino. 

A chave do jogo: O gol no início do primeiro tempo deu ao Palmeiras um pouco mais de tranquilidade para atuar. O time ensaiou jogadas individuais, trocava passes na entrada da área e fez Neto ser o goleiro mais exigido.  Também ficou claro que a Fiorentina precisa de mais jogos para colocar sua equipe em um ritmo ideal. 

Toque dos técnicos: Ricardo Gareca colocou em campo um time misto e aproveitou para promover a estreia de Allione, mais um argentino que chegou. O esquema tático escolhido foi o 4-4-2, e Wesley funcionou bem como um segundo volante, auxiliando Mendieta e Allione na criação. Do outro lado, Montella preferiu dar ritmo de jogo a sua equipe e deixou o alemão Mario Gomez, uma das estrelas da equipe, fora até do banco de reservas. 

Para lembrar

PROTESTO. A Mancha Verde, principal torcida organizada palmeirense, passou o primeiro tempo inteiro calada. Não houve protesto, nem apoio e nem mesmo o tradicional hino palmeirense que é entoado no início das partidas. No segundo tempo, a cantoria voltou. Os uniformizados são verdadeiros inimigos de Paulo Nobre, presidente alviverde.

ÍDOLO. Edmundo, um dos principais ídolos da história palmeirense, estava no estádio para trabalhar na transmissão da partida pela TV Bandeirantes. Ele foi bastante tietado por torcedores, como de costume em jogos do Palmeiras. Desta vez, a novidade foi que ele também foi bastante procurado pelo estafe da Fiorentina. O atacante atuou na equipe de Florença em uma de suas idas ao exterior. 

RENOVAÇÃO DEU SORTE. Victor Luis, autor de um dos gols da partida, fez seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras no dia em que o time divulgou sua renovação de contrato. Agora, ele tem vínculo até 2017. 

TREINO DE LUXO. Os atletas que não foram relacionados pelo técnico Montella fizeram um treino antes da partida começar. Com a presença de Mario Gomez, a equipe fez treinos de finalização e até de pênaltis no Estádio do Pacaembu.

PALMEIRAS 2 X 1 FIORENTINA

Data: 30/07/2014, quarta-feira
Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)
Público pagante: 20.285 pessoas
Renda bruta: R$ 921.192,50
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto e Márcio Luiz Augusto (SP)
Cartões amarelos: Pasqual e Pizarro (FIO)
Gols: Victor Luis, aos 13 min do 1º T, e Leandro, aos 35 min do 1º T. Rossi, aos 28 min do 2º T

PALMEIRAS: Fábio; Weldinho, Wellington (Victorino), Marcelo Oliveira e Victor Luis; Josimar, Wesley (Mazinho), Mendieta (Bernardo) e Allione (Léo Cunha); Leandro e Erik (Patrick Vieira)
Técnico: Ricardo Gareca

FIORENTINA: Neto; Tomovic, Hegazi, Savic e Pasqual; Bakic, (Piccini) Lazzari (Vargas), Matías Fernandez (Vecino) e Ilicic (Rossi); Babacar e Joaquim (Pizarro)
Técnico: Vincenzo Montella


Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.