A primeira avaliação nacional da alfabetização promovida pelo Ministério da Educação mostrou que o Norte e Nordeste do país registraram o pior desempenho no exame do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mediu conhecimentos de português e matemática de crianças do 3º ano do ensino fundamental na rede pública. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
A prova, que foi aplicada a 2,3 milhões de crianças, distribuiu o resultado da aprendizagem com base em uma escala de quatro níveis. Em leitura, 22 Estados ficaram com metade dos alunos consultados nos níveis mais baixos do sistema.
Entre os Estados que se destacaram positivamente estão Santa Catarina e Minas Gerais.
Em matemática, 20 Estados e o Distrito Federal apresentaram problemas, o que significa que as crianças avaliadas não conseguem analisar gráficos de barras ou resolver problemas básicos de subtração.
A avaliação é uma das medidas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT) em 2012.
* Bol Com informações da Folha de S.Paulo)
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