quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Fotos mostram 'caverna' escavada por presos no RN; 4 fugiram de cadeia

 
Os quatro presos que conseguiram escapar por um túnel na manhã desta terça-feira (24) da Cadeia Pública de Nova Cruz, na região Agreste potiguar, abriram uma 'caverna' sob o piso do pavilhão 2 da unidade. A escavação foi tão profunda que chegou a juntar água. Fotos do local mostram que os alicerces do prédio ficaram à mostra. O G1 teve acesso exclusivo às imagens, que foram anexadas a uma sindicância que será instaurada para apurar as responsabilidades pela fuga dos detentos. Fugiram José Carlos de Souza, João Victor Silva de Oliveira, Mauricio Oliveira da Silva e Leandro Rodrigues de Moura.De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Cristiano Feitosa, engenheiros da Secretaria de Infraestrutura (SIN) irão à Cadeia Pública de Nova nesta quinta-feira (26) para avaliar se há risco de desabamento. Sobre a água que aparece no fundo da escavação, ele disse que somente os engenheiros poderão esclarecer se o líquido é do subterrâneo ou se surgiu após algum dano na rede hidráulica da unidade.

A fuga
Diretor do presídio, o agente penitenciário Felipe Bruno revelou que o buraco começou a ser escavado após uma rebelião feita pelos detentos em julho deste ano. "Quebraram as grades e abriram um compartimento embaixo de uma escada para colocar a areia. Como as celas foram destruídas, os presos estão soltos dentro dos pavilhões", explicou.

O acesso à caverna foi aberto no pátio. Já sob o prédio do pavilhão, os presos escavaram uma saída próxima à guarita. "O sentinela, quando percebeu a movimentação dos detentos correndo e pulando a cerca, chegou a fazer disparos, o que evitou uma debandada ainda maior", acrescentou o direror. A recontagem dos presos só aconteceu à tarde, após uma intervenção do Grupo de Operações Especiais (GOE), que possibilitou a entrada dos agentes da unidade nos pavilhões.

* Eduardo Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.