sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Incêndios são registrados em três cidades do Sertão da Paraíba


Três incêndios de grandes proporções atingiram regiões de mata em três cidades do Sertão da Paraíba, em menos de uma semana.
De acordo com o comandante Regional do Corpo de Bombeiros, coronel Saulo Laurentino, as chamas, que ficam em locais de difícil acesso, foram registradas nos municípios de Água Branca, Mãe D’Água e Aguiar, e ainda não é possível precisar a área total atingida pelo fogo.Segundo Saulo Laurentino, o primeiro incêndio atingiu uma mata em Água Branca, na terça-feira (12). Já na quarta-feira (13), o fogo se espalhou por uma mata em Mãe D’água, no limite com o município de Imaculada. Conforme o comandante, o fogo na região atinge 12 km da cidade.
O terceiro incêndio na região foi registrado na manhã desta quinta-feira (14), na cidade de Aguiar. Conforme Saulo Laurentino, não há informações de que há casas destruídas no local, mas alguns animais foram mortos com as chamas.
“Infelizmente, em casos como esses, de incêndio em vegetação, alguns animais silvestres ainda conseguem fugir, mas outros acabam morrendo em meio ao fogo e à fumaça”, explicou o comandante.
Cerca de 550 incêndios registrados no Sertão
O comandante Saulo informou que, somente este ano, já foram registrados cerca de 550 incêndios em vegetação no Sertão paraibano. “Nós estamos com uma equipe montada, uma força tarefa neste período de novembro. Essa equipe é composta por profissionais do curso de formação de soldado da Força Regional de combate à incêndio em vegetação”, destacou.
Ainda de acordo com o coronel, o incêndio em Mãe D’Água havia sido apagado ainda na terça-feira (12). “O fogo em Mãe D’Água havia sido apagado, mas a gente acredita que algum agricultor da região tenha feito a limpeza de terreno no local e o fogo se alastrou novamente”.
As chamas em Mãe D’Água e Água Branca continuam controladas. Mas, conforme Saulo Laurentino, em Aguiar o fogo permanece descontrolado e atinge uma grande área de vegetação da região.
“A maior dificuldade é manter contato com os profissionais que estão lá em campo. E, infelizmente, não conseguimos controlar esse fogo com os trabalhos em caminhada pela mata, é preciso de uma força tarefa com viaturas e muitos homens no local”, pontuou.
Incêndio registrado em Mãe D’Água em outubro
Um incêndio de grandes proporções já havia sido registrado em Mãe D’Água, em outubro deste ano, em uma região conhecida como Serra Preta. De acordo com o coronel Saulo Laurentino, o fogo, que havia começado no dia 21, estava totalmente descontrolado. Equipes de bombeiros precisaram fazer uma força tarefa para combater o incêndio, mas local era de difícil acesso.


* Uirauna.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.