A velocidade e gravidade da evolução da covid-19 em pacientes que buscam atendimento médico em Manaus (AM) têm chamado atenção dos profissionais de saúde. Eles atestam que a nova fase da doença tem maior transmissibilidade provocada por mutações que geraram uma nova variante no estado.
Dados apontam que agora pessoas mais jovens estão morrendo com covid-19. De acordo com registros de óbitos nos últimos 30 dias, 4 em cada 10 vítimas fatais no estado tinham menos de 60 anos.
“Algo de muito diferente está ocorrendo em Manaus. Não sei informar se é uma cepa nova ou se é algo diferente. Mas quem está na linha de frente está vendo um aumento da gravidade dos casos”, diz o infectologista e pesquisador Noaldo Lucena, que trabalha em hospitais públicos, clínica popular e também faz atendimento domiciliar.
Ele diz que as mudanças vão além da já conhecida maior contagiosidade da nova variante. “Claramente estamos diante de um ser invisível que é muito mais patogênico e transmissível. Hoje chegam famílias inteiras com os sintomas ao mesmo tempo, antes era um de cada vez”, afirma.
* XERIFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.