quarta-feira, 17 de março de 2021

Boletim da Fiocruz Aponta Maior Colapso Sanitário e Hospitalar da História do Brasil




 Nesta terça-feira (16), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou mais uma edição do Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19. De acordo com os pesquisadores a situação é crítica, definida com o maior colapso sanitário e hospitalar da história do país. O documento mostra que das 27 unidades federativas, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%. 

Veja vídeo abaixo  

Em relação às capitais, 25 das 27 estão com essas taxas iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%. Os dados utilizados são das secretarias estaduais de saúde e do Distrito Federal, e das secretarias estaduais. O boletim é o resultado do material analisado desde 17 de julho de 2020.

Com o objetivo de evitar que o número de casos e mortes se alastrem pelo Brasil, os pesquisadores defendem a adoção de medidas restritivas rigorosas, como a ampliação do distanciamento, uso de máscaras e o mais importante, aceleração na vacinação.

O Boletim destaca o município de Araraquara como exemplo de como as medidas restritivas para atividades não essenciais evitaram o colapso nos sistema de saúde. A região conseguiu reduzir as mortes e transmissão da doença com as ações de prevenção e controle.

Taxa de ocupação nas UTIs do DF

A taxa de ocupação dos leitos de UTI para adultos com Covid-19 no DF está em 98,61% na rede pública de saúde. Dos 409 leitos, 364 estão ocupados, 31 aguardam liberação e 14 leitos estão vagos. Das vagas disponíveis, apenas 5 são para adultos.

Já na rede privada de saúde, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid adulto está em 98,40%. Apenas 7 leitos estão vagos. Até o momento da publicação desta reportagem, 309 pacientes estão na lista de espera por um leito.


Foto:  observatório Covid-19

* Jair Sampaio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.