segunda-feira, 10 de março de 2025

Cabrito Nasce Sem Pelos e Chama a Atenção na Zona Rural de Apodi-RN

 

Um cabrito chamou a atenção no interior do Rio Grande do Norte ao nascer sem nenhum pelo no corpo. O fato aconteceu na Agrovila Palmares, na zona rural de Apodi.

O animal nasceu na última quarta-feira (5). Segundo o cirurgião veterinário Von Klein, o animal tem uma condição chamada alopecia, que representa a ausência dos pelos no corpo.

“É raro para essa característica de espécie animal”, garantiu.

A dona do animal, Júlia Xavier, se surpreendeu ao ver o cabrito assim que nasceu. Ela disse, no entanto, que a condição não tem o afetado nesses primeiros dias de vida.
“Ele é o ‘Mimoso’, já dei esse nome a ele. É muito esperto, sabido, corre, come bem, mama muito”, contou.

O que pode ter ocorrido
Segundo o veterinário Von Klein, três fatores podem contribuir para essa condição: nutrição da mãe durante a gestação, anomalia genética ou um distúrbio metabólico generalizado.
Pela condição, portanto, a alimentação do cabrito precisa ser mais reforçada para ele se desenvolver sem problemas.

Cuidados com pele e nutrição
O veterinário apontou que é importante um cuidado especial com a pele do animal, já que ele não possui pelos para proteção do sol, inclusive com a possibilidade de uso de protetores solares, principalmente pelo clima predominante em Apodi.
Segundo Von Klein, com alguns cuidados, o animal pode viver sem maiores problemas e também não terá impedimentos em caso de abatimento – algo comum com esses animais para o sustento ou subsistência de famílias no interior do estado.
Ele disse que é importante “procurar o veterinário tanto para o animal que nasceu, como para que a mãe tenha uma avaliação completa dessa necessidade”.


* Erivan Morais Com informações de g1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.