segunda-feira, 24 de março de 2025

Ministério Público Recomenda Transparência e Equilíbrio Financeiro de Fundo Previdenciário de Felipe Guerra-RN

 Imagem de uma mulher, sem aparecer o rosto, sentada e assinando um documento.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura e ao Fundo de Previdência de Felipe Guerra (FGPREV) a adoção de medidas para garantir a transparência, o controle e a auditoria das informações da autarquia previdenciária.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado do sábado (22) e busca também a regularização de informações pendentes no Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (CADPREV).

A recomendação foi expedida pela 2ª Promotoria de Justiça de Apodi e tem como objetivo ajudar a recuperar o equilíbrio financeiro e atuarial do regime próprio de previdência municipal. Além disso, busca-se atender aos deveres da transparência e da publicidade na Administração Pública.

O Fundo de Previdência de Felipe Guerra (FGPREV) possui Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) perante a Previdência Social. Contudo, tem descumprido parcialmente sua obrigação em encaminhar a totalidade de informações à Secretaria da Previdência do Ministério da Previdência Social.

O MPRN apontou a ausência de publicidade quanto ao Demonstrativo Previdenciário atualizado. Inexistem informações da instituição e desenvolvimento da FGPREV. Há também ausência de Comprovantes dos Repasses entre os anos de 2013 a 2024. Falta, igualmente, resultados atualizados na pesquisa acerca de documentos feitos pela FGPREV na página do CADPREV.

A recomendação estabelece um prazo máximo de 30 dias para que as medidas sejam adotadas. Após o término do prazo, os notificados devem remeter à Promotoria de Justiça cópia da documentação comprobatória do cumprimento da Recomendação.


* Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.