quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PF faz operação contra o tráfico humano de brasileiras; duas casas de prostituição na Espanha são fechadas

A PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta quarta-feira (30), operação para coibir o tráfico humano realizado do Brasil para a Espanha. A "Operação Planeta" acontece nos dois países, em cooperação com a Cuerpo Nacional de Policia (polícia espanhola).
Segundo a PF, a ação tem como objetivo de desbaratar uma organização internacional, com atuação nos dois países, especializada em tráfico de pessoas para prostituição. No Brasil, a coordenação é feita pela PF em Salvador, onde mulheres eram aliciadas.
A PF informou que dois mandados de prisão preventiva, um mandado de condução coercitiva e três mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça brasileira. Na Espanha, serão fechadas duas casas de prostituição, além da realização de busca e apreensão na casa dos acusados e em estabelecimentos. Há mandados de prisão também no país europeu, mas o número não foi informado pela PF.
Os acusados devem indiciados pela prática de tráfico internacional de pessoa para fim de exploração sexual e formação de quadrilha.

O esquema

Segundo a PF, brasileiras seriam recrutadas por aliciadores em Salvador com a promessa de trabalho na Espanha. A organização criminosa prometia, além do emprego, passagem aérea e dinheiro para despesas pessoais. Ao chegar na Espanha, porém, as vítimas eram surpreendidas.
"Elas eram expostas a situação degradante de moradia e trabalho, além de tomar ciência de que a dívida, pré-constituída, seria cinco vezes maior", informou a PF, por meio de nota.
A "Operação Planeta" veio após uma denúncia recebida pelo "Ligue 180", da Secretaria de Política Para as Mulheres do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.