quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MORADORES DE CIDADE PARAIBANA ESTÃO PREOCUPADOS COM ONDA DE INFARTO NO MUNICÍPIO, EM 36 DIAS JÁ FORAM 08 REGISTRADOS


Moradores de cidade paraibana estão assustados com onda de infartos no município; Em 36 dias oito foram registrados
A Secretaria de Saúde mantém a explicação de que a jornada dupla aliada ao sedentarismo, pressão arterial e fumo são responsáveis pelo aumento dos casos

As autoridades da área de saúde do município de Pocinhos (localizado no Cariri paraibano, a 158 km de João Pessoa) estão investigando um fenômeno estranho.

Em pouco mais de um mês, oito pessoas foram vítimas de infarto. Destas, quatro homens vieram a óbito. Todos os infartados tinham pouco mais de 50 anos de idade.

O aumento na média de casos de infarto está assustando os moradores e preocupando a Secretaria de Saúde do município, que tem pouco mais de 17 mil habitantes, com sua economia voltada para agricultora de subsistência, comércio e extrativismo mineral.

Na média deste ano, um infarto ocorre a pouco mais de 4,5 dias em Pocinhos. “Dos casos registrados pela Secretaria, constatamos que as vítimas estão entre as pessoas acima de 50 anos e com uma vida sedentária, problemas congênitos, entre outros fatores”, comentou Virginia Teles, chefe de gabinete da Secretaria de Saúde local,descartando que o aumento de infartos tenha alguma relação com a exploração de minérios.

A Secretaria de Saúde mantém a explicação de que a jornada dupla (casa e trabalho) aliada ao sedentarismo, pressão arterial e fumo são responsáveis pelo aumento dos casos, de acordo com o levantamento feito a partir dos exames realizados nos pacientes. Contudo, a Secretaria admite que o aumento de casos de infarto é um dos maiores registrados nos últimos anos.

O município não dispõe de dados que possa comparar os registro deste ano com o de 2012. A Secretaria de Saúde alega que não recebeu da gestão anterior o levantamento desses casos em anos anteriores.

A Prefeitura de Pocinhos decidiu realizar, através do Núcleo de Apoio de Assistência à Família, palestras com os pacientes e com a comunidade, sobre a importância de levar uma vida saudável.

“Nossos profissionais de saúde estão empenhados em reduzir a doença no município. Estamos com nutricionistas, cardiologistas, clínico geral e preparador físico para prestar toda assistência aos munícipes e diminuir os infartos que vêm ocorrendo em nossa cidade”, comentou Virgínia Teles.

O cardiologista Fábio Medeiros também considera que oito infartos registrados numa pequena cidade do interior da Paraíba, como Pocinhos, do dia 15 de janeiro até agora, é um número alto.

Ele aproveitou para alertar que o infarto é a segunda causa de mortalidade no Brasil, perdendo apenas para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que corresponde a 34% das mortes por doença cardiovasculares.

Medeiros reforça o discurso de que a prevenção do infarto e das demais doenças cardiovasculares pode ser feita através de hábitos alimentares mais saudáveis, a realização de exames periódicos e a manutenção da saúde emocional por meio de técnicas de respiração, massagem, e alongamento.

*Saobentoagorapb/Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.