sábado, 27 de abril de 2013

Aumenta violência contra mulher na Paraíba, foram 38 mortes em todo o estado


Dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social da Paraíba revelaram uma preocupante estatística: Pelo menos 38 mulheres foram assassinadas nos três primeiros meses deste ano no estado.

O levantamento foi consolidado até março, mas nesta quinta-feira (25) outras duas mulheres foram vítimas de homicídios em São Mamede e Arara, no Brejo paraibano. A Viúva Elaine Lima da Conceição, de 23 anos, foi assassinada com 13 facadas em São Mamede pelo agente comunitário de saúde Glauber Magliano, que foi preso logo após o crime. O acusado confessou o crime e disse que assassinou a jovem devido a mesma ter recusado e se envolver amorosamente com ele.


Na cidade de Patos, os crimes violentos contra a mulher tem sido constantes e só no mês de março, dois casos foram registrados, onde as vítimas foram assassinadas brutalmente a facadas.

No dia 17 de março, a estudante Brenda Estefany da Silva Nascimento, de 24 anos, foi assassinada com vários golpes de faca nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em frente à Praça Edivaldo Motta, no Centro da cidade.
Cinco dias depois, outro crime brutal contra mulher foi registrado. Dessa vez a vítima foi a jovem Grasielle dos Santos Ramalho, de 26 anos, que foi esfaqueada dentro da residência de um publicitário na cidade de Patos pelo ex-namorado Samuel Rosendro da Silva Júnior, 30 anos, que desferiu três golpes de faca, atingindo a vítima no rosto, pescoço e costas, que faleceu no local.
Nos dois casos, a Polícia conseguiu localizar e prender os acusados. O assassino de Grasielle foi preso quatro dias após o crime no Loteamento Massangana, Cruz do Espírito Santo, próximo a cidade de João Pessoa. Samuel foi encaminhado para o Presídio de Segurança Máxima Romero Nóbrega e será indiciado por homicídio duplamente qualificado. Informações davam conta de que Samuel não teria sido aceito pelos detentos do Romero Nóbrega e seria transferido para outro Presídio da região. A reportagem do maispatos.com tentou apurar a informação, mas não obteve êxito.

Já o menor R. S. S. , de 17 anos, acusado do assassinato da estudante Brenda, foi apreendido na noite da última quarta-feira, (24). O menor confessou o crime e alegou ter matado a estudante devido a mesma ter arquitetado um plano juntamente com colegas para executa-lo. O adolescente foi encaminhado para o Centro Educacional de Apoio ao Adolescente CEAA, na cidade de Sousa, onde irá cumprir medida socioeducativa.

De acordo com a assessoria da Seds, as Portarias 53 e 54, de 2012, determinam que em casos de crimes de ameaça contra a vida de mulheres, devem ser intimados os supostos e agressores e aberto inquérito, independente de haver testemunhas, e que deve ser preenchido um formulário específico para atendimento de crimes contra mulheres.


* Márcio Melo via Mais Patos/É Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.