quinta-feira, 25 de abril de 2013

NÚMERO DE VÍTIMAS EM DESABAMENTO EM BANGLADESH CHEGA A 170

Proprietário ignorou rachaduras em prédio que desabou em Bangladesh, Pelo menos 170 Morreram

Prédio de oito andares sofreu colapso e desabou em Bangladesh (Foto: A.M. Ahad / AP Photo)

O prédio de oito andares que desabou nesta quarta-feira (24), nas proximidades da capital de Bangladesh, Dacca, apresentava inúmeras rachaduras no interior da construção. 
Foi o que relatou na terça-feira (23) à noite alguns funcionários que trabalhavam em lojas e confecções têxteis que funcionavam dentro do edifício.
A descoberta das rachaduras provocou pânico entre os milhares de trabalhadores. Houve correria e dez pessoas ficaram feridas.
No entanto, ainda de acordo com a versão dos operários, todos foram obrigados a retornar ao trabalho pelos patrões.

"Os chefes nos obrigaram a voltar, e uma hora depois do retorno o edifício desabou com um grande barulho", relatou uma funcionária que se apresentou como Musumi.
A plantonista da delegacia local Mohammad Asaduzzaman endossou a versão dos moradores, de que os donos de oficinas "aparentemente" ignoraram um aviso para não permitir a entrada de empregados no prédio após a descoberta da rachadura.
Annisul Huq, ex-presidente da Associação de Fabricantes e Exportadores de Vestuário de Bangladesh, disse que a entidade confirmou as rachaduras no edifício na terça-feira, e pediu ao proprietário que tomasse providências.
"O dono não deveria ter usado a fábrica enquanto as rachaduras se desenvolviam, mas ontem foi dia de greve, e ele provavelmente não tinha engenheiros para olharem isso", afirmou Huq.
  • O número de mortos no desabamento de um edifício em Bangladesh, que abrigava duas fábricas de roupas vendidas no Ocidente, pode aumentar, segundo os médicos que atendem os feridos. Pelo menos 82 vítimas foram confirmadas até o momento e mais de 700 pessoas foram levadas para hospitais da região, depois que o prédio de oito andares caiu.

Setor é forte, mas não respeita normas de segurança

O acidente agrava as preocupações com a falta de segurança nos locais de trabalho em Bangladesh, país onde a indústria têxtil é a segunda maior do mundo. Abastece, sobretudo, marcas ocidentais de baixo custo.
Uma das unidades de confecção era a New Wave Style, que em seu site informa que trabalha para a empresa espanhola Mango e para a italiana Benetton.
Mas o setor é muito criticado por não respeitar as normas de segurança. Em novembro de 2012, um incêndio em uma fábrica têxtil matou 111 pessoas no subúrbio de Dacca. (Com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.