segunda-feira, 15 de abril de 2013

Palmeiras: Arquibancada da Arena Palestra desaba e um funcionário morre


Imagem da TV Record do desabamento da arquibancada da Arena Palestra

Um dos lances da arquibancada superior da Arena Palestra desabou na manhã desta segunda-feira e o funcionário Carlos de Jesus, de 34 anos, morreu e outro ficou ferido. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Quatro vigas caíram sobre cinco trabalhadores, mas três deles escaparam ilesos.
As primeiras informações dão conta de que um cabo de aço de um dos guindastes teria se rompido e o equipamento teria caído em cima de uma estrutura metálica, que desabou em cima dos trabalhadores.

O corpo do funcionário que morreu ainda está sob as vigas e os bombeiros aguardam a chegada dos peritos para retirá-lo. As obras estão paralisadas por tempo indeterminado.


"A tendência é que a obra seja reiniciada na terça-feira. Só que apenas parcialmente. O trecho em que ocorreu o acidente ainda precisa de uma vistoria. Houve um colapso na estrutura. Obras desse porte sempre têm risco de acidentes. Vamos realizar uma perícia técnica para encontrar as causas e os culpados", avisou o coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Jair Paca de Lima

O trabalhador ferido é Crispianiano Santos. Ele foi levado ao Pronto Socorro da Santa Casa com escoriações na região lombar e no ombro direito. O quadro dele é estável, segundo o primeiro atendimento dos médicos, mas o paciente ainda passa por outros exames. 
Em entrevista exclusiva à Rádio Transamérica, Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, disse que não falaria sobre o caso enquanto não tivesse conhecimento total sobre o caso. Em nota, a WTorre informou que as causas do acidente estão sob investigação e ainda não é possível apontar os motivos da ocorrência. 
Seis viaturas da corporação prestam atendimento no canteiro de obras do estádio. O site que transmite as obras 24 horas interrompeu as imagens pouco depois da confirmação do acidente.
Em um primeiro momento, o Corpo de Bombeiros informou que eram dois funcionários feridos, mas depois corrigiu a informação. O canteiro de obras do estádio está fechado e apenas os bombeiros e policiais têm acesso. 
O estádio do Palmeiras começou a ser reformado em 2010 e tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2013. As obras geraram diversos problemas por conta dos alvarás exigidos pela Prefeitura de São Paulo para a continuidade dos trabalhos.
O local do acidente ficou marcado por uma polêmica desde o início das reformas. O Palmeiras e a WTorre lutavam para derrubar toda a estrutura remanescente do antigo estádio, alegando que o setor não tinha condições físicas de continuar de pé. O problema é que o alvará conseguido pela construtora e pelo clube era apenas de reforma e não de construção.
Ou seja, a legislação impunha a manutenção de alguma estrutura antiga para configurar a reforma e não uma nova construção. A parte mantida da arquibancada foi justamente no local do acidente, na arquibancada que, antigamente, o placar ficava. Atualmente, o setor é chamado de arquibancada da Av. Francisco Mattarazzo.
Recentemente, o Ministério Público havia conseguido uma liminar para vistoriar as obras, com atenção especial para esse setor.  Caso algo fosse encontrado, a reforma poderia ser interrompida. Em um  caso mais drástico, toda a obra do estádio poderia ser derrubada.
O departamento jurídico do Palmeiras, trabalhando em conjunto com a WTorre, conseguiu reverter o pedido do Ministério Público. Graças ao recurso favorável obtido pelo clube e pela construtora, o prazo para a peritagem que seria feita nas obras do estádio foi adiada por tempo indeterminado. Antes, o prazo era de 45 dias a partir da decisão favorável ao MP, publicada no último dia 25 de fevereiro.
Confira a nota completa da WTorre:
"A WTorre Engenharia e Construção S/A lamenta informar que na manhã desta segunda-feira um acidente nas instalações da Nova Arena Palmeiras causou a morte de um operário vinculado a uma das empresas prestadoras de serviço no empreendimento. Na oportunidade, um outro trabalhador teve escoriações leves e está sob cuidados médicos. A WTorre Engenharia e Construção S/A já colocou à disposição dos familiares das vítimas todo a assistência necessária. As causas do acidente estão sob investigação, e ainda não é possível apontar os motivos da ocorrência. Tão logo tenha informações mais detalhadas sobre o fato, a WTorre Engenharia e Construção S/A vai torná-las disponíveis à opinião pública."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.