sábado, 25 de janeiro de 2014

Barcelona, enfim, mostra contrato de Neymar: 86,2 milhões de euros

Barcelona, enfim, mostra contrato de Neymar: 86,2 milhões de euros

O Barcelona finalmente explicou em detalhes o contrato de Neymar. Nesta sexta-feira, na primeira entrevista coletiva do novo presidente Josep María Bartomeu, o clube esclareceu as cláusulas que estavam sob confidencialidade.
O diretor Raul Sanllehi, responsável pelos contratos do clube, pediu a palavra e, em uma apresentação de slides, mostrou os detalhes da operação, que custou - segundo o que foi mostrado - 86,2 milhões de euros.
O valor divulgado nesta sexta inclui bônus pela contratação, além de cláusulas como a prospecção de jovens jogadores, um repasse ao Instituto Neymar Junior e comissões ao pai do jogador.
São, detalhadamente e com valores em euros: 40 milhões para a empresa N&N e 17,1 milhões ao Santos, como o clube havia divulgado antes. 
Entre os pagamentos confidenciais, estão 10 milhões de luvas pela assinatura do contrato, 44 milhões de salários pelo período de 5 anos de contrato (8,8 milhões de euros anuais), além de 2,7 milhões repassados ao agente de Neymar, no caso o pai do jogador; há ainda 4 milhões de euros de direitos comerciais, 2,5 milhões repassados aos Instituto Neymar Junior, 7,9 milhões por três atletas do Santos e 2 milhões para que a N&N ajude a buscar novos jogadores no clube da Baixada.  
Para efeitos legais - repasse ao Santos e à DIS, por exemplo - o Barcelona mantém o número anterior. "Esses valores incluem bônus e salários. Continuamos reafirmando que Neymar custou 57,1 milhões", disse o novo presidente Josep Maria Bartomeu.
O valor mostrado nesta sexta é 29,1 milhões mais alto que os 57,1 milhões inicialmente anunciados pelo Barcelona. E 8,9 milhões de euros menor que o publicado pelo diário El Mundo, que publicou na segunda-feira uma reportagem dando supostos detalhes sobre o acordo.
A reportagem do El Mundo, aliada à investigação da Justiça Espanhola sobre uma possível apropriação indébita no negócio, fez com que o presidente Sandro Rosell se demitisse do cargo de presidente, na quinta-feira.
Segundo o novo presidente, o pai de Neymar autorizou que as cláusulas confidenciais fossem desveladas. "Ele nos deu uma autorização para que mostrássemos o contrato, porque considera injusto tudo o que aconteceu", disse o presidente.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.