sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Brasileira é uma das vítimas fatais de atentado no Líbano

Atentado no Líbano deixou mortos e feridos

De acordo com o site do jornal Folha de S. Paulo, a brasileira Malak Zahwe, 17, é uma das vítimas do atentado a bomba que matou pelo menos cinco pessoa em Beirute, nesta quinta-feira (2).
A informação foi confirmada pela prima da vítima, Nadir Zahwe. "Malak estava comprando roupas novas com a madrasta dela. A explosão atingiu a loja onde elas estavam. Ela morreu", afirmou Nadir.
Nascida em Foz do Iguaçu, Malak morava há anos na capital libanesa. A reportagem da Folha confirmou a informação com , sua prima, pelo telefone.
Além das vítimas fatais confirmadas, a explosão feriu cerca de 60 pessoas em uma região sob influência do grupo Hizbullah.
Veja a seguir um resumo os principais ataques e atentados registrados no Líbano desde 2005, quando o ex-primeiro-ministro Rafik Hariri foi assassinado, compilado pela agência de notícias AFP:
2005
- 14 de fevereiro: Rafik Hariri é assassinado em um atentado perto da beira-mar em Beirute que causou um total de 23 mortes, incluindo a do deputado e ex-ministro Bassel Fleyhan, e 220 feridos.


- 2 de junho: O jornalista cristão anti-Síria Samir Kassir é morto na explosão de um carro-bomba no bairro cristão de Achrafieh.

- 21 de junho: O ex-secretário-geral do Partido Comunista George Hawi é morto em um ataque com carro-bomba perto de sua casa no bairro residencial de Wata Moussaytbeh.

- 12 de julho: O ministro cristão da Defesa, Elias Murr, é ferido na explosão de um carro-bomba nos subúrbios do norte de Beirute, que matou uma pessoa e feriu nove.

2006

- 21 de novembro: O deputado cristão anti-Síria e ministro da Indústria, Pierre Gemayel, é morto a tiros, assim como seu guarda-costas Jdeideh, nos subúrbios do norte de Beirute.

2007

- 13 de junho: Dez pessoas, incluindo o deputado sunita da maioria parlamentar anti-Síria Walid Eido e seu filho, são mortos em um atentado em frente ao mar de Beirute.


- 19 de setembro: Seis pessoas são mortas, incluindo o deputado cristão anti-Síria Antoine Ghanem na explosão de um carro-bomba no bairro cristão da capital.

- 12 de dezembro: o general François el-Hajj, chefe de operações do Exército, é morto com seu guarda-costas em um atentado com carro-bomba no bairro cristão de Baabda, no leste de Beirute. É a primeira figura militar assassinada.

2008

- 15 de janeiro: Três civis são mortos e 26 feridos, no extremo norte de Beirute, em um atentado a bomba contra um carro da embaixada dos Estados Unidos.


- 25 de janeiro: Cinco pessoas, incluindo o chefe da Inteligência Wissam Eid, são mortas em um atentado contra um comboio das forças de segurança em um bairro cristão nos subúrbios leste de Beirute.

2012

- 19 de outubro: Um ataque suicida com carro-bomba contra o chefe da Inteligência da polícia Wissam al-Hassan, inimigo do regime sírio, mata um total de oito pessoas no bairro de Ashrafieh.

2013

- 15 de agosto: Um atentado com carro-bomba nos subúrbios ao sul de Beirute, reduto do Hezbollah, deixa 27 mortos e 336 feridos.


- Oito dias depois, um duplo atentado com carro-bomba em Trípoli (norte) mata 45 pessoas e deixa centenas de feridos, o ataque mais mortífero desde o fim da guerra civil (1975-1990).

- 19 de novembro: A embaixada do Irã é alvo de um duplo atentado suicida: ao menos 23 mortos e quase 150 feridos. O ataque, reivindicado por um grupo jihadista ligado à rede extremista da Al-Qaeda, aconteceu em Bir-Hassan, um bairro residencial do sul de Beirute de maioria xiita e reduto do Hezbollah.

- 27 de dezembro: o atentado com carro-bomba mata o conselheiro do ex-primeiro-ministro Saad Hariri, Mohammad Chatah, hostil ao Hezbollah e ao regime de Bashar al-Assad na vizinha Síria.

2014

- 2 de janeiro: ao menos cinco pessoas na violenta explosão de um carro-bomba nos subúrbios da zona sul de Beirute, reduto do movimento armado libanês Hezbollah.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.