quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Guerrero marca e Corinthians vence Paulista por 1 a 0

LUCIANO CLAUDINO/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO

Na base da força, sob pressão, o Corinthians conseguiu tirar o gosto de 2013 da boca da torcida. Depois de quase 80 minutos à espera deum golzinho, Guerrero fez o dele, garantiu o 1 a 0 contra o Paulista em Americana e salvou Mano Menezes do primeiro empate sob a sua nova gestão.
O resultado deixa o Corinthians tranquilo na tabela. Agora, a equipe tem seis pontos e é líder isolada do Grupo B. Já o Paulista chega ao segundo jogo sem vitória e fica para trás na Chave C, que tem São Bernardo e Santos na liderança, com seis e quatro pontos, respectivamente.
O "gostinho" de 2013 tem dois motivos. Como no ano passado, o torcedor corintiano teve de ver seu time mandar uma partida longe do Pacaembu. Reflexo da punição imposta pelo TJ-SP por conta do uso de sinalizadores por parte de uma organizada do clube na final do Paulista do ano passado, contra o Santos.
Em campo, o 0 a 0 é que aguçou a lembrança. O Corinthians do último ano de Tite empatou 31 vezes ao longo do ano, um recorde na história do clube. Desses, 15 foram por 0 a 0, placar que prevaleceu nesta noite no estádio Décio Vitta. O desempenho da equipe, porém, indicava um resultado melhor.
O Corinthians começou a partida mostrando que, em 2014, deve acelerar o ritmo em relação à temporada passada. Com movimentação e disposição, o time chegou a levar perigo para Juliano e tomou a iniciativa do jogo.
Danilo teve chance clara, Uendel apareceu bem pela esquerda e Rodriguinho, Guilherme e Romarinho testaram o goleiro do Paulista, que em duas oportunidades soltou a bola de forma perigosa. É a imagem que Mano quer imprimir em sua equipe no início de trabalho.
É, também, uma resposta à maneira como o Corinthians terminou 2013, apático e sem força ofensiva no fim da era Tite. Com Mano, os laterais avançam mais, os jogadores de frente não têm tanta obrigação de marcação e a equipe mostrou ânimos renovados.
Ao mesmo tempo, perdeu consistência atrás. A melhor defesa do país passou a dar mais espaços e exigiu algum esforço de Walter, que fez grande defesa em um chute de fora da área no primeiro tempo.
Só que essa balança não pendeu para o time da capital em nenhum momento. No segundo tempo, Guerrero esbarrou na perna de um zagueiro, e as lesões de Romarinho e Uendel pareciam minar as chances da equipe.
Quem salvou foi a dupla Emerson e Guerrero. Aos 34 minutos, o Sheik foi até a linha de fundo e cruzou de esquerda com perfeição. Livre, o camisa 9 cabeceou com categoria no canto direito de Juliano, que pouco pôde fazer.
A vantagem, mesmo a pouco tempo do fim, ainda animou o Paulista. Com o resultado adverso, a equipe se lançou ao ataque de todo jeito e tentou chegar ao gol rival especialmente pelo alto. Atento, o Corinthians barrou todas as opções.
Na próxima rodada, o Corinthians recebe o São Bernardo no Pacaembu e enquanto o Paulista visita o Botafogo-SP em Ribeirão Preto. 
* Reprodução Márcio Melo via Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.