sábado, 25 de janeiro de 2014

Mais de 13 mil pessoas pedem à Casa Branca a deportação de Justin Bieber

Mais de 13 mil pessoas assinaram em menos de 24 horas um pedido à Casa Branca para que deporte o cantor canadense Justin Bieber, que está em liberdade sob fiança desde a quinta-feira por dirigir em velocidade excessiva e sob o efeito de álcool e outras substâncias em Miami.
"Nós, o povo dos Estados Unidos, sentimos que não estamos bem representados no mundo da cultura pop. Gostaríamos de ver o perigoso, insensato, destrutivo, e consumidor de drogas Justin Bieber deportado e com sua permissão de residência revogada", diz a nota, registrada na seção de pedidos dos cidadãos da site da Casa Branca, "We The People".

E acrescenta: "(Bieber) Não só é uma ameaça para a segurança de nosso povo, mas também é uma má influência para nossos jovens. Nós, o povo, queremos que Justin Bieber saia de nossa sociedade".

Bieber foi detido em Miami na manhã dessa quinta-feira (23) sob múltiplas acusações, incluindo dirigir sob influência de substância alcoólica, disputar racha e resistir à prisão. O cantor foi fichado, processado e pagou fiança de US$ 2,5 mil. Apesar de ter aparecido sorrindo na foto de sua ficha criminal, fontes contaram ao jornal britânico "Daily Mail" que o cantor chegou a chorar dentro da prisão.

Também pesam contra Justin acusações por resistir à prisão e por conduzir com a carteira vencida. Pela primeira acusação, de álcool e drogas, o jovem foi solto após pagar uma fiança de US$ 2.500.

A seção "We The People" (Nós, o povo), cujo nome faz referência ao início do preâmbulo da Constituição dos Estados Unidos, funciona desde 2011 como ferramenta do governo para mostrar-se aberto à opinião dos cidadãos.

Uma equipe da Casa Branca estuda os pedidos que reúnem o número necessário de assinaturas (esta necessita de mais 86 mil até 22 de fevereiro) e cumprem com as normas, para depois decidir que organismo dará uma resposta oficial à reivindicação.

A detenção de Bieber na quinta-feira gerou um grande debate nos EUA sobre se, nas mesmas condições, outro imigrante como ele, legal ou não, já não teria sido deportado a seu país de origem.

Um estrangeiro com residência permanente (Green Card) ou com visto temporário, como é o caso de Bieber, pode ser deportado dos EUA se for declarado culpado de um delito com agravante, como um roubo, embora os relacionados com a posse de drogas possam causar também a expulsão.

Os especialistas em imigração que comentaram o caso nos jornais e televisões dos EUA concordam que Bieber só poderia ser deportado se for declarado culpado de alguma das acusações, e ainda nesse caso, são céticos sobre sua expulsão, porque o ídolo teen está em condições econômicas de conseguir os melhores advogados.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.