segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Flamengo não vencia cinco seguidas desde a campanha milagrosa de 2007

Felipe Oliveira/Getty Images

Quando Vanderlei Luxemburgo foi anunciado como técnico do Flamengo, gerou desconfiança em muita gente. Algo natural diante dos últimos trabalhos do veterano. No entanto, o comandante vai mudando o conceito de seus opositores graças aos resultados, muito além de apenas tirar o Fla da zona de rebaixamento. Encerrada a 18ª rodada do Brasileirão, o time de Luxa ocupa a nona colocação. Quando o treinador assumiu, os cariocas estavam na lanterna.

Desde que Luxemburgo chegou, são seis vitórias em sete rodadas da Série A. É verdade que a maioria dos adversários ocupa a parte inferior da tabela – Atlético Mineiro e Sport, logo acima dos rubro-negros, são as exceções. Mesmo assim, nenhum outro clube teve desempenho tão bom no período. Quem mais se aproximou dos 86% de aproveitamento do Fla foi o líder Cruzeiro, com 81%, cinco vitórias e dois empates. Além disso, os números defensivos dos flamenguistas melhoraram demais. Foram apenas três gols sofridos, contra 19 nas primeiras 11 partidas.
Com os 2 a 1 sobre o Vitória no Barradão, o Flamengo chegou ao quinto triunfo consecutivo. Uma sensação que o clube não sentia faz tempo no Brasileirão. A última vez que uma sequência tão boa aconteceu não foi com o time que chegou à zona da Libertadores em 2011 ou com o campeão de 2009. Foi há quase sete anos, justo na campanha milagrosa de 2007, na qual os rubro-negros saíram da 17ª para a terceira colocação em 28 rodadas.
O Flamengo de Joel Santana venceu cinco seguidas ao longo de outubro de 2007, batendo Paraná, Vasco, Grêmio, América de Natal e Corinthians. Uma sequência essencial para colocar o time na Libertadores do ano seguinte. Se derrotar o Grêmio no próximo sábado, o clube repete os seis triunfos consecutivos que não acontecem desde os tempos de Zico, na primeira fase da Taça Ouro de 1982. O discurso de Luxemburgo segue com os pés no chão, pregando fugir do rebaixamento – o que é natural, com um elenco longe de ser perfeito. Mas, com referências tão boas, é natural que os atuais números façam os flamenguistas sonharem alto.

Fonte: Uol


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.