terça-feira, 7 de outubro de 2014

ERROS GROTESCOS: Até o Jornal Nacional destacou erros nas pesquisas para presidente

Foto: Divulgação

Quem assistiu ao Jornal Nacional na noite de segunda-feira (6) acompanhou o destaque dado pelo principal telejornal da Globo às diferenças relevantes entre as pesquisas de intenção de voto para presidente e o resultado das urnas.

“Na disputa da presidência e dos governos estaduais, as pesquisas eleitorais realizadas na véspera da votação e na boca de urna apresentaram algumas divergências na comparação com os votos registrados”, anunciou Patrícia Poeta.
Gráficos gerados na tela mostraram os números apurados pelo Ibope e o Datafolha, institutos parceiros da emissora, e os índices oficiais divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em off, o repórter César Menezes fez comparações entre os levantamentos realizados pelas duas empresas de pesquisas e a realidade construída pelos eleitores.
“Considerando os votos válidos, os levantamentos divulgados no sábado para a disputa à presidência apontavam o seguinte cenário: pelo Ibope, Dilma Rousseff, do PT, tinha 46%. Aécio Neves, do PSDB, 27%. Marina Silva, do PSB, 24%. O Datafolha indicava Dilma com 44%, Aécio com 26% e Marina com 24%. Na pesquisa de boca de urna divulgada pelo Ibope no domingo, Dilma apareceu com 44%, Aécio foi para 30% e Marina para 22%. Tanto Ibope quanto Datafolha vinham apontando a tendência de alta de Aécio e de queda de Marina. Mas nenhum mostrou a intensidade do crescimento do candidato do PSDB, registrado nas urnas. Dilma ficou com 41,59%, Aécio com 33,55% e Marina com 21,32%”, informou o repórter.
O JN exibiu explicações de representantes dos dois institutos.
“O que as pesquisas medem é a opinião dos eleitores. Essas opiniões vão mudando ao longo do processo e só é consolidado na hora que o eleitor entra na cabine e aperta o botão confirma”, argumentou Marcia Cavallari, diretora do Ibope.
Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, fez a seguinte consideração: “(A pesquisa) é um resultado que mostra o que já aconteceu para trás. O que vai acontecer daí em diante é uma decisão do eleitor”.
Ainda na segunda-feira, o programa Roda Viva, na TV Cultura de São Paulo, entrevistou o cientista político e especialista em pesquisas Antonio Lavareda. Os erros nos levantamentos foram discutidos pela bancada.
Na Band, o programa especial Band Eleições recebeu Mauro Paulino, do Datafolha. Entrevistado por Boris Casoy, Fernando Mitre, Dora Kramer e Fernando Rodrigues, o diretor do instituto voltou a defender os métodos e os resultados das pesquisas.
O primeiro levantamento do Datafolha com intenções de voto para o segundo turno será divulgado na quinta-feira (9). A fase de debates entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) será iniciada no dia 14, com o confronto dos presidenciáveis na Band.
Fonte: Jornal de Hoje via Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.