domingo, 1 de fevereiro de 2015

Agências dos Correios do RN sofrem com assaltos desde o início do ano

Foto: José Aldenir
O primeiro mês do novo Governo do RN vai chegando ao fim, mas os problemas da segurança pública – deixados pelos antecessores – continuam os mesmos. Um deles corresponde aos assaltos aos Correios, principalmente nas cidades do interior do Estado. Nesses primeiros 31 dias de 2015, quatro agências foram alvos de criminosos.

O primeiro caso aconteceu em João Câmara, no dia 2 de janeiro. Dois homens entraram na agência ficaram na fila normalmente, como se fossem usuários normais. Depois que deram um tempo, surpreenderam os funcionários e anunciaram o assalto. Testemunhas relataram que em nenhum momento os bandidos pediram o dinheiro de ninguém e falaram que queriam apenas os valores do caixa. No dia 13, em Itaú, um homem entrou na agência, rendeu os funcionários e saiu levanto todo o dinheiro dos caixas.
Em Sítio Novo, a ação aconteceu no dia 29. Os bandidos anunciaram o assalto, e pediram aos agentes dos Correios que se mantivessem calmos, que ninguém sairia machucado. Enquanto um ficou de vigia na porta do local, o outro foi ao caixa e pegou todo o valor. Os assaltantes não levaram nada dos clientes. O último caso ocorreu no dia 30, em Paraú. Dois homens armados chegaram, renderam o vigilante e fizeram o “rapa” agência. Eles fugiram levando, além do dinheiro, a arma e o colete do segurança.
Um funcionário dos Correios, que já foi vítima de um assalto dentro da agência, mas não quis se identificar, afirmou que a situação é traumatizante para os funcionários. “A situação nas agências do interior é muito preocupante. Não é fácil para os funcionários ficarem com uma arma apontada para a cabeça. Mas nós temos que continuar trabalhando, pois precisamos sustentar nossas famílias. Só que é preciso fazer alguma coisa. Não temos mais como continuar trabalhando dessa maneira. Sempre que alguém entra na agência nós ficamos com medo”.
Em entrevista recente para o Jornal de Hoje, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do RN, José Firmino, o Shampoo, disse que casos de funcionários que ficam com trauma são constantes. “Nós temos um companheiro, por exemplo, que trabalhava no interior, mas foi assaltado 8 vezes quando estava trabalhando e por isso foi transferido para Natal, pois ele não conseguia mais trabalhar de tanto medo que sentia. Ainda temos vários outros que toda a semana são atendidos por psicólogos, pois também já foram assaltados. É algo alarmante. Por isso que nós estamos agindo. A segurança tem que ser uma coisa prioritária para os Correios”.
Foto: José Aldenir
* O Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.