quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

RN registra 154 crimes violentos letais no mês de janeiro


* No Minuto - A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) apresentou durante a manhã de hoje (5) à imprensa os números estatísticos de ocorrências no Rio Grande do Norte no mês de janeiro. 
De acordo com a titular da Sesed, Kalina Leite, o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIS) cresceu. “Em janeiro deste ano nós tivemos 154 CVLI´s contra 151 do mês de dezembro”, explicou. O número de crimes violentos letais não foi contabilizado pela Sesed na gestão passada, por isso o comparativo foi feito entre os meses de dezembro de 2014 e janeiro deste ano.
Kaline Leite explicou ainda que se for levado em conta apenas o número de homicídios, os dados se equivalem. Tanto em 2014 como em 2015, o mês de janeiro contabilizou 137 homicídios. Na gestão passada, a secretaria contabilizava apenas os números de homicídios, o que é bem mais restrito em relação aos crimes violentos letais e intencionais, de acordo com a Sesed.
monitoramento-h

Em Natal, a zona Norte lidera as estatísticas com 21 crimes violentos, seguido da zona Oeste com 15, Leste com nove e Sul com três. Apesar do acréscimo no número de crimes violentos letais e intencionais, o relatório apontou uma redução no número de furtos e roubos no mês de janeiro. Os furtos tiveram uma queda de 9,95% em relação ao mesmo período do ano passado, já os roubos tiveram uma redução de 21,31%.

“Estes números nos dão um direcionamento de como trabalhar de forma mais ostensiva, técnica e eficaz, no sentido de diminuir os índices de criminalidade no RN, pois agora temos um mapeamento dos crimes que estão acontecendo no estado”, explica a secretária da Sesed, Kalina Leite.
Durante a coletiva de imprensa, a secretária assinou um termo de instalação da Câmara Técnica de Mapeamento de Crimes Violentos, formada por representantes da sociedade civil, administração pública e órgãos de defesa dos direitos humanos. A câmara dará ainda mais transparência, publicidade e acesso à informação sobre a segurança publica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.