quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Tremores de terra são sentidos por moradores de Caruaru/PE


Tremores de terra foram sentidos na tarde desta terça-feira (3) em bairros de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), responsável pelo monitoramento da região, informou que dois abalos sísmicos foram registrados, um primeiro às 11h51 com magnitude de 2.0 na escala Richter, procedido por outro de 1.6, às 12h30.

Na sismologia do município, episódios como este são cíclicos. Segundo o LabSis/UFRN, existem períodos de calmaria e de intensa atividade, às vezes com ocorrência de tremores isoladas que são sentidos por moradores da localidade. O Laboratório informou ainda que é impossível prever a evolução do fenômeno sísmico, isto é, se este se trata de um espasmo ou se é o início de uma nova fase de intensa atividade sísmica, como ocorreu algumas vezes em Caruaru.

O epicentro preliminar foi localizado a aproximadamente 10 quilômetros da estação de Caruaru e a aproximadamente 5 quilômetro do centro da cidade. Os eventos foram registrados por diversas estações operadas pela UFRN como Riachuelo (RCBR), Livramento (NBLI), Rio Formoso (NBRF) e Caruaru (NBCA).


* Assis Silva via JC online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.