Cientistas criam nova vacina contra o vírus Ebola
Doença mata até 90% das vítimas em surtos esporádicos.
Vacina feita com ajuda da folha de tabaco foi testada em camundongos.
Vírus Ebola (Foto: CDC)
Cientistas norte-americanos publicaram nesta segunda-feira (5) uma pesquisa que representa um passo importante para a criação de uma vacina contra o Ebola. Esse vírus provoca uma febre hemorrágica perigosa, que mata até 90% de suas vítimas, em surtos que acontecem, na maioria das vezes, na África.
Os surtos da doença são localizados, passageiros e imprevisíveis. Por isso, a equipe liderada por Charles Arntzen, da Universidade do Estado de Arizona, propôs um tipo diferente de vacina. Em vez de aplicadas na infância, as doses seriam dadas apenas quando ocorresse a doença. Para isso, é preciso ter um bom estoque.
A maioria das vacinas candidatas já criadas usam vírus vivos geneticamente modificados, cujo armazenamento é custoso. “Se você tem algo que você vai ter que manter em temperaturas de nitrogênio líquido por anos, esperando que nunca haja um surto, isso se torna inviável na prática”, diz Arntzen.
saiba mais
A alternativa encontrada pelos pesquisadores foi a folha de tabaco. Eles conseguiram inserir parte do DNA do vírus na folha, de forma que ela produza a proteína que torna a vacina eficaz. E essa vacina é mais barata e mais facilmente descartável do que as outras candidatas, o que é uma vantagem, já que a produção seria esporádica.A vacina foi testada em camundongos por especialistas do Exército dos EUA, porque o vírus tem grande potencial de infecção. Os resultados que eles encontraram nesses testes foram superiores aos de outras vacinas candidatas, o que mostra o potencial dessa pesquisa.
O estudo foi publicado pela revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)”.
Fonte: G1
Por Márcio Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.