O dia é comemorado em 1º de dezembro. Além do combate à Aids, a SESAP vai atuar também preventivamente contra outras doenças, como a sífilis, as hepatites B e C. Os usuários receberão indicação acerca do tratamento gratuito, que é garantido pelo Sistema Único de Saúde. Além disto, orientações quanto à prevenção também serão oferecidas aos usuários.
Segundo os dados da Sesap, entre 2000 e 2012 foram registrados 3.594 casos de Aids em adultos, no Rio Grande do Norte. Para tentar reduzir essas estatísticas é que o Governo do Estado do RN montou uma programação variada que atenderá várias áreas da capital.
A programação do Dia Mundial, que será no próximo domingo, começa com dois passeios ciclísticos organizados pela Associação dos Ciclistas do RN (ACIRN) e ONG Baobá.
Em Natal, os ciclistas se concentram às 7h30, em frente ao Supermercado Nordestão do bairro Santa Catarina, na Zona Norte. Na cidade de Santa Cruz, a concentração será na Praça da Matriz de Santa Rita de Cássia, às 15h30.
No mesmo dia, a Sesap realiza das 9h às 15h a entrega de preservativos na praia da Redinha. A programação prossegue até o dia 20 com palestras de orientação e prevenção, a realização de seminários de prevenção às DSTs com foco na terceira idade e a inauguração, no dia 04, da Academia de Saúde, no Complexo Cultural da Zona Norte.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins da Silva, a população terá acesso aos testes rápidos, durante este mês, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nos Serviços de Atendimento Especializados (SAE), além de postos montados em locais de grande movimentação de pessoas como praças e feiras, de acordo com a proposta local.
HOMENS DETÊM MAIORIA DOS CASOS
Dos 3594 mil casos de Aids em adultos no RN, 67% correspondem ao sexo masculino e 33% ao sexo feminino, o que revela uma razão média de 02 casos em homens para 01 em mulheres.
Segundo a nota divulgada pela assessoria da Sesap, “a faixa etária mais frequente é a de 30 a 39 anos, porém chamamos a atenção para as faixas etárias de 13 a 24 anos e acima de 60 anos por apresentarem um crescimento significativo”.
* Reprodução Márcio Melo via Cidade News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.