sábado, 30 de agosto de 2014

Motorista embriagado quase atropela agente da PRF durante blitz em Natal

Motorista da caminhonete foi preso após quase atropelar um agente; Segundo a PRF, ele estava bêbado e armado (Foto: Divulgação/PRF)

O motorista de uma Ranger foi preso na madrugada deste sábado (30), em Natal, após derrubar cones de sinalização e quase atropelar um agente da Polícia Rodoviária Federal durante uma blitz de fiscalização de trânsito montada na BR-101, em frente ao bairro de Neópolis, na Zona Sul da cidade.  Além de embriagado, a PRF afirma que o homem estava armado com um revólver.

Segundo o inspetor Roberto Cabral, do núcleo de comunicação da PRF, foram fiscalizadas 202 pessoas, sendo 95 submetidas a testes de bafômetro, o que resultou em 16 pessoas autuadas por embriagues ao volante. Duas delas foram presas por apresentarem índice a partir de 0,30 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. “Além disso, outras 20 autuações foram lavradas por infrações, a maioria com carteiras de habilitação e documentos dos veículos vencidos”, acrescentou.
O outro motorista preso em flagrante estava dirigindo acompanhado de duas mulheres. “Com visíveis sinais de seu estado alterado, o motorista insistia para que os agentes verificassem seu cadastro para perceberem que ele era um bom motorista. “No teste no etilômetro, foi constatado o índice de 0,83 miligramas, caracterizando crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, relatou Cabral.
Os dois motoristas presos foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul da capital.
Estatísticas
Somente este ano, no período de janeiro a julho, 1.914 motoristas foram autuados e 471 presos por embriaguez ao volante no Rio Grande do Norte. A maioria, durante barreiras de fiscalização realizadas em Natal. Neste período, 1.718 carteiras de habilitação foram retidas. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Ainda de acordo com o Detran, durante as barreiras de fiscalização, 23.912 condutores foram abordados, sendo realizados 22.952 testes de bafômetro. A estatística também revela que 960 motoristas se negaram a avaliar o índice de álcool no organismo.
"O propósito da Operação Lei Seca é promover a conscientização e a segurança dos condutores e pedestres que utilizam as vias, mas nós também estamos reprimindo os infratores”, comentou Adryano Barbosa, coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran no RN.
Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.
Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.