quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Município de Itaú-RN Realiza I Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2017-2020


A Prefeitura Municipal de Itaú-RN través do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio da comissão intersetorial e das Secretarias Municipais: Assistência Social, Educação e Saúde, realizou o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2017-2020 no município de Itaú RN.
O fórum aconteceu nesta terça-feira (28) na sede do CRAS com a participação do Prefeito Ciro Bezerra, Vice-prefeito Paulo César, Primeira Dama e Secretária da Assistência Social Jaira Martins, Secretária Municipal de Educação Mirianete Brasil, Secretário de Saúde Ivan Fernandes, Vereador Antônio Dias, Presidente do CMDCA Magnólia Almeida, Articulador e Secretário  de Cultura Jonilson Ferreira, Representante do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescente Carlos Daniel.



As atividades tiveram início com a formação da mesa composta pelas autoridades para a execução do Hino Nacional Brasileiro, em seguida uma apresentação cultural pela turma de flauta doce da Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes na maestria de Gildásio Ramos.



A Presidente do CMDCA, Magnólia fez a abertura do fórum dando as boas-vindas aos convidados, logo após o Carlos Daniel falou sobe a importância das politicas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.





O prefeito Ciro Bezerra destacou a importância da conquista do Selo UNICEF edição 2017-2020 tendo em vista o município está em busca da sua 5ª edição, apresentando o resultado de uma pesquisa de eficiências dos municípios brasileiros em investimentos públicos, onde o município de Itaú ficou na 112ª posição em eficiência no nível nacional; já no Estado do Rio Grande do Norte, Itaú ficou na 15ª classificação, transmitindo com alegria a informação aos participantes do fórum mostrando a importância da avaliação da pesquisa.



O Articulador do Selo, Jonilson Ferreira fez a apresentação da metodologia do 1º fórum comunitário como acontecerias atividades através dos 11 Grupos de Trabalhos (GT) onde as propostas elaboradas em cada GP irão compor o Plano Municipal de Ação para o Município desenvolver até 2020.

As secretarias (Saúde, Assistência Social e Educação) fizeram a apresentação do diagnóstico de cada secretaria,  para serem formados os Grupos de Trabalhos (GT) para elaboração das propostas.

Elaboradas as propostas pelos GT, foi feito o compartilhamento dessas propostas que irão compor o Plano Municipal de Ação.
O Fórum foi encerrado com o almoço .

O que é o Fórum Comunitário?

O Fórum Comunitário é um espaço de encontro ´para disseminação e troca de informações sobre as políticas públicas e diálogo participativo no município. É nele que a comunidade analisa a situação das crianças e adolescentes, planeja e sugere ações pela garantia dos direitos da infância e  adolescência, monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria da população de Zero a 18 anos incompletos.

Temos como objetivos do Fórum Comunitário: Envolver a comunidade para identificar os principais problemas relativos à situação das crianças e adolescentes do município, com base nos indicadores oficiais e no diagnóstico participativo; Discutir sobre as causas destes problemas e sobre ideias e sugestões de como resolvê-los; Apresentar à população o (a) articulador(a) Municipal do Selo UNICEF, a comissão Intersetorial pelo Direitos da Infância e Adolescência e o(a) Mobilizado(a) de Adolescentes e Jovens; Participar d decisão sobre o que é prioridade e quais são os próximos passos nas políticas púbicas municipais para resolver estes problemas, considerando os objetivos do Selo UNICEF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.