sexta-feira, 26 de abril de 2019

Carro fumacê começa pulverização no combate ao aedes aegypti em Itaú-RN.

Resultado de imagem para combate a dengue

Com o objetivo de prevenir a proliferação dos focos do mosquito aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaú solicitou, através de ofício, junto a Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, a pulverização das ruas da cidade com o carro fumacê, sendo prontamente atendida devido a ocorrência de casos de arboviroses, tendo em vista que o trabalho manual não seria suficiente para evitar uma epidemia.
A pulverização espacial UBV pesado ocorre por solicitação dos municípios, que definem as áreas a serem cobertas. Para a realização do procedimento são avaliados os dados epidemiológicos apresentados pelos municípios, histórico de casos e ocorrência de transmissão de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) nas áreas definidas. A recomendação aos moradores é que abram portas e janelas das casas na passagem do carro fumacê, para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências. O veículo começou o ciclo de pulverização nesta quarta-feira (24) nos bairros de Itaú.
A forma mais eficaz de combater o mosquito Aedes aegypti é não o deixar nascer. O inseticida não mata as larvas do mosquito, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. Por isso, a eliminação dos criadouros deve acontecer antes da passagem do fumacê. A população tem papel importante nessa tarefa, que deve ser realizada pelo menos uma vez por semana nas residências. Assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.
O coordenador de saúde, Nedilson Paiva, orienta que “mesmo com a pulverização passando pelo seu bairro, faça o seu papel, tire 10 minutos do seu tempo para limpar a caixa d’água, baldes, potes e pneus, principalmente esse último que é um dos vilões no acumulo de água. Lembre-se que até uma tampinha de refrigerante acumula bastante água. Você também precisa fazer sua parte e não jogar lixo, garrafas e tampinhas nas ruas”. Orientou.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.