terça-feira, 25 de outubro de 2022

ORÇAMENTO SECRETO: Município de Antônio Martins-RN Realizou 120 Testes de Glicemia em cada Habitante em 2022

 

"SANGUE NOS OLHOS": As unidades de saúde do município potiguar de Antônio Martins, localizado no Alto Oeste potiguar, realizou 828.840 testes de glicemia nos sete primeiros meses de 2022.
A cidade, com pouco mais de 6.900 habitantes, testou a glicemia de cada morador 120 vezes este ano. Segundo os números, o município testou a cada 42 horas a glicemia de toda a população.
Os dados são de um relatório do Ministério Público Federal (MPF) que apura o número de procedimentos alegadamente efetuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os municípios potiguares, no período de janeiro de 2015 a julho de 2022.
O MPF apura se há, a partir dos registros elevados de procedimentos de saúde apresentados pelos municípios, algum tipo de “manipulação dos números de procedimentos supostamente realizados pelo SUS nos municípios”, na tentativa de justificar repasses financeiros.
O órgão fiscalizador busca identificar irregularidades no chamado “orçamento secreto” [emendas de relator], permitindo aos parlamentares a administração de verbas federais de forma anônima.
“O Tribunal de Contas da União (TCU) já alertou para os riscos decorrentes desse novo instrumento de distribuição de recursos públicos”, detalha o MPF.


Fonte: GP Cidadão 190

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.