segunda-feira, 9 de julho de 2012

98,95% da água de açudes da Paraíba estão próprias para consumo humano
98,95% da água de açudes da Paraíba estão próprias para consumo humano
A Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), constatou que 98,95% das águas dos açudes monitorados na Paraíba podem ser destinadas ao abastecimento público, depois de receberam o tratamento adequado. O primeiro IQA (Índice de Qualidade das Águas), realizado em 2012, mostrou que 14,58% dos açudes estão ótimos, 65,62% bons, 18,75% estão aceitáveis no que se refere à qualidade da água e 1,05% está em situação considerada ruim.

O IQA é uma adaptação do índice desenvolvido pela National Sanitation Foudation, em 1970, nos Estados Unidos, também usado em outros Estados brasileiros como base de cálculo para a o levantamento da qualidade da água. Este índice incorpora nove parâmetros, que foram escolhidos pelos diferentes especialistas que o desenvolveram, como sendo os mais relevantes para a avaliação das águas destinadas ao abastecimento público.

A Sudema realizou esse monitoramento em 96 estações, beneficiando 88 municípios. Pelo IQA é possível avaliar a evolução da qualidade das águas mananciais, realizar o levantamento das áreas prioritárias para o controle da poluição das águas, subsidiar o diagnóstico da qualidade das águas doces utilizadas para o abastecimento público e outros usos, auxiliar os técnicos da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) na emissão de outorgas, identificar e intervir nos açudes onde a qualidade da água esteja degradada, articular ações preventivas de controle como a construção de ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) por parte dos municípios, além de permitir a fiscalização da qualidade dos lançamentos industriais.

A análise das águas dos açudes é realizada, atualmente, no laboratório da Sudema em João Pessoa, mas esse trabalho será reforçado com a chegada de uma Unidade Laboratorial Móvel, prevista para este ano. Essa unidade móvel vai garantir a ampliação de municípios atendidos, a realização em tempo hábil de procedimentos analíticos, aumentando a confiabilidade das análises físico-química e bacteriológica dessas amostras.

Atualmente, a Sudema está desenvolvendo um trabalho de identificação das fontes poluidoras das bacias paraibanas, para que a poluição causada pelas indústrias e também pelos efluentes domésticos, seja sanada. Posteriormente, esses corpos de água vão passar por um processo de revitalização, o que vai permitir a recuperação da qualidade da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.