segunda-feira, 16 de julho de 2012

Perda da biodiversidade pode causar danos à saúde



EFE


González-Zorn, professor do Centro de Vigilância Sanitária Veterinária da Universidade Complutense de Madri (Espanha), afirma que a biodiversidade "é sábia para preservar a saúde humana e transcendental por muitos motivos. Quando diminui a biodiversidade, a esperança de vida do ser humano diminui, não apenas do ponto de vista ecológico, mas também de recursos".
"Na natureza precisamos ter muita biodiversidade para encontrar novos antibióticos, novas moléculas que nos ajudem a lutar contra as doenças, por exemplo. Definitivamente, precisamos dela também do ponto de vista de utilidade", diz González-Zorn.
O cientista se lamenta que por um uso abusivo dos antibióticos, um dos desafios que temos é a resistência a eles. "O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou uma campanha denominada '20 novos antibióticos para 2020', porque se deram conta de que lutar contra a resistência dos antibióticos às doenças é uma necessidade primordial", disse.
A extinção de vegetais e espécies animais é uma das consequências da mudança climática global. Os cientistas advertem que este desaparecimento está relacionado com o aumento de doenças infecciosas em humanos. Trata-se de uma das consequências menos conhecidas da deterioração do meio ambiente.
Cientistas dos Estados Unidos comprovaram que as espécies mais sensíveis, e portanto, mais expostas às mudanças de seu entorno, ajudam a frear a expansão de certas doenças infecciosas. Pelo contrário, aquelas que são mais resistentes à poluição, costumam ser as que possuem uma maior capacidade para transmitir microorganismos a outros seres vivos, incluindo os humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.