domingo, 20 de janeiro de 2013

Sem alarde, Obama toma posse de seu segundo mandato

Barack Obama faz juramento e toma posse de seu segundo mandato como presidente dos EUA, na Casa Branca

O democrata Barack Obama tomou posse, neste domingo, do seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. O juramento oficial ocorreu sem alarde, no Salão Azul da Casa Branca, na presença só da primeira-dama, Michelle, e das filhas, Malia e Sasha, além do presidente da Suprema Corte, John Roberts.



Pela lei americana, presidentes têm de tomar posse no dia 20 de janeiro. Como a data caiu num domingo, porém, a festa foi adiada para a segunda-feira (21), quando também se comemora o aniversário de Martin Luther King, símbolo da luta pelos direitos civis no país. King foi assassinado em 1968.
Obama pronunciou o juramento em meio a retratos de antigos presidentes americanos e não deu nenhuma declaração especial.


O juramento afirma: "Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente que cumprirei fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos, e que farei todo em meu poder para preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos."
De acordo com o Comitê de Posse Presidencial, a Bíblia usada por Obama neste domingo foi um presente do pai da primeira-dama para a mãe dela, no Dia das Mães de 1958.
Nesta segunda-feira, Obama repetirá o juramento diante de centenas de milhares de pessoas, em Washington, usando uma Bíblia que pertenceu a King. Na sequência ele caminhará, em parte a pé, pela avenida Pensilvânia rumo à Casa Branca. À noite ele participa de bailes de gala.
Quando tomou posse de seu primeiro mandato, em 2009, Obama se tornou o primeiro homem negro a chegar à Presidência dos EUA e o 44º presidente da história do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.