terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Papa Bento 16 vai receber mais de R$ 6.000 de aposentadoria

Após renunciar o cargo, Joseph Ratzinger viverá orando e meditando em mosteiro

Bento 16 pretende viver seus dias em oração e meditação, após sair oficialmente do cargo

Bento 16 não recebe, realmente, um salário. O papa não é pago para ocupar a função de chefe da igreja católica, mas enquanto ele permanece cargo, a Santa Sé atende a todas as suas necessidades. Entretanto após 28 de fevereiro, quando ele se retirar oficialmente do cargo, Bento 16 receberá uma pensão equivalente a mais de 6.000 reais, segundo informações divulgadas ontem (18).

De acordo com o jornal americano The International Business Times, essa quantia é baseada nas pensões pagas a bispos aposentados, já não há precedentes de uma pensão papal, pois a maior parte dos que ocuparam o cargo, permanecem nele até o fim da vida.
Após sair oficialmente do cargo, Joseph Ratzinger pretende viver seus dias em oração e meditação no mosteiro Mater Ecclesiae. Mas, primeiro, ele vai passar os alguns meses na residência papal de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.
A assessoria de imprensa do Vaticano não confirmou o valor da pensão, mas um porta-voz disse que as necessidades do papa, assim como os de qualquer equipe que ele escolha manter em seu retiro, serão garantidas.
Dos seus oito anos como papa, Bento 16 levará poucas coisas, alguns livros, cartas, seu piano e outros objetos pessoais. Sua vasta biblioteca e suas notas serão mantidas no Vaticano, mas não estarão disponíveis para o público; o próprio Ratzinger terá que fazer um pedido formal para a Biblioteca do Vaticano, quando quiser consultá-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.