quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ataque a delegacia deixa 21 mortos na China

Um enfrentamento entre a polícia e civis que atacaram uma delegacia na região autônoma de Xinjiang, no noroeste da China, causou 21 mortes, informou nesta quarta-feira (24) a imprensa da região, na qual operam vários grupos independentistas uigures.


Os ataques, confirmados pela agência oficial "Xinhua", embora sem detalhar o número de vítimas, ocorreram na tarde de terça-feira (23) na comarca de Maralbexi, próxima à cidade de Kashgar, principal cidade da cultura uigur.



Segundo publicaram alguns meios da imprensa local, como o "Tianshan", uma delegacia de polícia foi atacada na cidade de Bachu, na citada comarca, apesar de se desconhecer a sua motivação.



As primeiras informações apontam que 21 pessoas faleceram, entre elas 15 policiais ou funcionários da delegacia, enquanto duas pessoas ficaram feridas. Segundo o "Tianshan", oito pessoas foram detidas por enquanto.



Em 5 de julho de 2009, protestos de uigures nas principais ruas de Urumqi, a capital regional, tornaram-se violentos ataques contra imigrantes chineses da etnia han - majoritária no país -, em revoltas nas quais morreram cerca de 200 pessoas e que levaram a uma represália de membros da etnia han.



Após essas revoltas, o pior conflito étnico na China nas últimas décadas, o governo bloqueou o acesso à internet, as ligações telefônicas internacionais e as mensagens de texto, argumentando que tentava garantir a segurança e evitar a propagação da violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.