quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cristiano Ronaldo abre a contagem, e Real conquista vantagem sobre Galatasaray

Com toque de cobertura, craque português se torna o único artilheiro da 
atual Champions e ainda inicia o tranquilo triunfo dos merengues por 3 a 0



Cristiano Ronaldo gol Real Madrid Galatasaray (Foto: AFP)

A frieza de Cristiano Ronaldo frente a frente a Muslera ilustra bem como é o Real Madrid dos últimos tempos. Mortal nos contra-ataques e dono de um jogo extremamente objetivo, o time de José Mourinho conquistou uma importantíssima vantagem na caminhada rumo ao sonhado décimo título da Liga dos Campeões. O craque português abriu a contagem com um lindo toque de cobertura, e ainda viu Benzema e Higuaín selarem a vitória por 3 a 0 sobre o Galatasaray, nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu, em jogo de ida das quartas de final.

Os turcos, representados pelo brasileiro Felipe Melo e pelos renomados Sneijder e Drogba, basicamente precisarão de um milagre na partida de volta, na próxima terça-feira, em Istambul. Se conseguirem o mesmo placar, forçarão a disputa de uma prorrogação. Um gol dos merengues, no entanto, os deixará com a missão de vencerem ao menos por 5 a 1 por conta dos critérios de desempate.
A bonita finalização ao melhor estilo Lionel Messi pôs Cristiano Ronaldo como único artilheiro da atual edição da Champions, com nove gols. Ele ultrapassou o turco Burak Yilmaz, que pouco produziu para sua equipe e ainda levou um cartão amarelo que o tirará do confronto no dia 9 - o zagueiro Sergio Ramos, que forçou a punição, será a ausência do lado do Real.
Messi, por sua vez, chegou aos oito com o tento sobre o Paris Saint-Germain, na véspera. Ainda assim, sua presença na "decisão" do Camp Nou é incerta por conta da lesão muscular sofrida no Parque dos Príncipes.
CR7 à la Messi
Cristiano Ronaldo marca, Real Madrid x Galatasaray (Foto: Reuters)
Cristiano encobre Muslera para abrir o placar no
Bernabéu: toque de classe nos 3 a 0 (Reuters)
Sim, o Galatasaray terminou o primeiro tempo no Santiago Bernabéu com 54% da posse de bola. Os turcos, pelo que se propuseram, não fizeram um mau jogo. Criaram chances, no plural, e obrigaram o goleiro Diego López a trabalhar bem contra Drogba, Sneijder, Yilmaz e companhia. O problema em questão é que em sua defesa não há quem desequilibre. No galáctico Real Madrid, ter as mesmas qualidades é basicamente pré-requisito - o que ajuda a explicar os 2 a 0 em favor dos mandantes ao apito do norueguês Svein Oddvar Moen.
O placar foi inaugurado logo aos nove minutos. Em contra-ataque, Özil acionou Cristiano Ronaldo com um daqueles passes que apenas ele e poucos outros no mundo costumam dar. Na cara de Muslera, o português não perdoou e estufou as redes com um lindo toque de cobertura - o mesmo que Lionel Messi tanto distribuiu nos últimos tempos. Foi o seu 47º gol na história do torneio, que o fez ultrapassar o italiano Filippo Inzaghi (46) e encostar no ucraniano Andriy Schevchenko (48).
Falhas coletivas da defesa à parte, o Galatasaray ia para o ataque sem temor. Aos 11, Drogba recebeu na entrada da área, escapou da marcação de Varane e concluiu por cima de López. O substituto de Iker Casillas também olhou a finalização de Sneijder, num de seus raros momentos de perigo no jogo, sair ao lado, aos 15. Ele teve de se virar apenas dez minutos depois, em nova conclusão de Drogba.
Defesa falha, e Benzema amplia
O Real, é claro, não estava intimidado. Era constantemente um perigo quando puxava um contra-ataque ou mesmo ao encontrar seus laterais com espaço. O volante Essien, que atuava improvisado na direita por uma opção de Mourinho, teve a sua oportunidade de se tornar um garçom por ali. Aos 29, ele cruzou e viu Benzema, sozinho, ampliar com um chute rasteiro que ainda resvalou na trave.
Era o retrato da primeira etapa. Mesmo com a bola por menos tempo, o Real abusava da objetividade. E ainda quase desceu para o intervalo com vantagem ainda maior, já que a cobrança de falta de Cristiano Ronaldo, aos 41, passou muito perto da meta de Muslera. Eboué, dois minutos depois, também perdeu boa oportunidade de diminuir.
Real praticamente define o confronto
Talvez por já ter um placar confortável, o Real diminuiu um pouco o ritmo na etapa final. Era interessante marcar o terceiro, mas mais ainda não levar o chamado gol fora de casa. Sair para o ataque apenas com a certeza de que a defesa se manteria protegida. E assim os merengues fizeram o tempo passar.
A primeira grande chance dos donos da casa na etapa final veio aos 17 minutos. Xabi Alonso descolou ótimo passe para Di María. O argentino avançou e chutou, mas Muslera fez a defesa sem muitos problemas. Aos 28, porém, não houve jeito. Em jogada de bola parada, Xabi Alonso cruzou para Higuaín cabecear e praticamente definir o confronto.
Para piorar a situação dos visitantes, Burak Yilmaz, um dos artilheiros da Champions até o início da rodada - com oito gols -, levou cartão amarelo por simulação e se tornou desfalque para o jogo de volta. A impressão é de que os turcos chegaram até onde poderiam. Para o Real, bastará jogar com a seriedade dos últimos tempos para dar mais um passo rumo à tão sonhada décima conquista da principal competição do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.