terça-feira, 14 de maio de 2013

Itaú/RN: Coordenador Municipal de Cultura Jonilson Ferreira Representa município na Oficina de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura em Natal – RN 

Natal – RN sediou, durante os dias 08, 09 e 10 de maio, a Oficina de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura realizada pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. No encontro participaram Gestores responsáveis pela execução dos Planos de Trabalho do estado e dos municípios que celebraram Acordos de Cooperação Federativa, além de servidores, conselheiros de cultura e representantes de Pontos de Cultura.
Ministrada por servidores da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e da Representação Regional do Nordeste, com participação de representantes da Secretaria Extraordinária de Cultura/Fundação José Augusto e consultoria da UNESCO, a oficina apresentou conceitos, princípios e componentes do Sistema Nacional de Cultura. A capacitação foi realizada com palestras e debates e a utilização de exercícios práticos sobre planejamento de atividades para a construção de sistemas de cultura.
“Efetivamente fizemos uma parceria com o Ministério da Cultura, ajudamos a mobilizar esta Oficina de Implementação do SNC. Temos recebido, no Rio Grande do Norte, apoio do Ministério em várias outras ações, estamos com o nosso plano de cultura concluído, vamos colocá-lo em consulta pública no final desse mês de maio e a nossa conferência estadual de cultura está prevista para o mês de setembro-outubro. O Rio Grande do Norte caminha a passos largos para participar desse grande movimento que é o Sistema Nacional de Cultura”,declarou a Secretária Estadual de Cultura, Isaura Rosado.
A atividade reuniu 37 participantes dos municípios Potiguares, Acai, Areia Branca, Encanto,
Extremoz, Florânia, Goianinha, Ielmo Marinho, Itaú, Janduís, Major Sales, Maxaranguape,
Natal, Nísia Floresta, Ouro Branco, Parazinho, Parnamirim, Pendências, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, Santo Antonio, São Gonçalo do Amarante, São Jose do Campestre, São Jose do Mipibu, Serrinha, Timbau do Sul, além de representantes do Instituto Cidades Equatoriais, Federação das Quadrilhas Juninas,Associação Companhia Terramar representantes da Rede Estadual dos Pontos de Cultura. A oficina possibilitou, também, a participação de gestores do município de Cuité, da Paraíba.
Para Lúcia Araújo Dantas da Silva, gestora do município de Acari, “A oficina foi bastante proveitosa porque os ministrantes expandiram o nível de informações sobre o SNC. Com o Sistema Nacional de Cultura implementado a cultura passa a ter maior incentivo e autonomia”.
“A realização da Oficina de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura no Rio Grande do Norte foi muito gratificante, pois revelou o compromisso do estado e dos municípios com a estruturação do Sistema Nacional de Cultura”, finalizou Marcelo Pedroso, Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.