quarta-feira, 29 de maio de 2013

Palmeiras usa velocidade, passeia no 1º tempo e enterra fantasma do ASA

Agência Estado
ASA0x3Palmeiras

ASA de Arapiraca. Por 11 anos o torcedor do Palmeiras aguentou a gozação com a lembrança do clube que o eliminou na primeira fase da Copa do Brasil em 2002. Na noite desta terça-feira, o fantasma foi enterrado. O alviverde abusou da velocidade no primeiro tempo e venceu fácil o adversário por 3 a 0, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Kleber, Juninho e Tiago Real foram os autores dos gols com sabor de vingança alviverde.


Todas as jogadas dos gols nasceram em contra-ataques. Essa foi a principal característica do time de Gilson Kleina, bem postado defensivamente, e principalmente com Leandro fazendo a bola correr. O atacante deu passe para os três gols e foi o símbolo da velocidade palmeirense também com a bola nos pés.

Em 2002, Marcos, Alex e Cia sofreram com a dificuldade de se jogar em Arapiraca e foram surpreendidos com a derrota por 1 a 0 – Palmeiras venceu o jogo da volta por 2 a 1, mas foi eliminado por conta do gol marcado fora pelo time alagoano. Desta vez, o Palmeiras entrou precavido, se fechou em campo, e acabou com o jogo logo no primeiro tempo ao marcar 3 a 0.
A vitória leva o alviverde para a liderança da Série B, juntamente com Figueirense, com seis pontos nos dois jogos disputados. O ASA segue com um ponto. O próximo adversário do Palmeiras é o América-MG, em Itu, no sábado. Já o time alagoano encara o Joinville fora de casa na sexta-feira.


Gilson Kleina não tem a fama de Vanderlei Luxemburgo. Mas evitou o mesmo vexame sofrido pelo então técnico palmeirense em 2002 ao optar por jogar no contra-ataque. A qualidade técnica do ASA segue duvidosa, mas o empenho do alviverde agora é inquestionável.

Os jogadores do Palmeiras, como de costume, deram muita raça em campo. A grande diferença é que desta vez os chutões foram raros. O time trocou passes mesmo que defensivamente desde o início da partida, e em jogadas rápidas conseguiu se sobressair. Logo, o primeiro gol não demorou a sair.

Aos 7 minutos, Kleber Pinheiro recebeu longo passe de Leandro, driblou o goleiro e marcou. A jogada do segundo gol, aos 21 minutos, foi semelhante pelo contra-ataque veloz e o passe de Leandro. Só que desta vez para Juninho marcar em chute por baixo do goleiro Gilson.

O veloz Palmeiras ainda contou com uma falha grotesca do zagueiro Tiago Garça para aumentar a vantagem. Aos 42 minutos, o defensor do ASA tentou cortar passe, mas furou a bola, que foi arrematada para o gol por Tiago Real.

O segundo tempo do Palmeiras foi bem diferente do primeiro. O time tirou o pé do acelerador, e sequer criou boas oportunidades. Em contrapartida, o adversário foi ineficiente para furar o bloqueio palmeirense.

A velocidade marcou o primeiro tempo do Palmeiras e foi fundamental para a conquista da vitória. Essa característica passou longe de ser a principal do time de 2002, que em campo contava com os criticados zagueiro Alexandre, volante Fernando, meia Adalto e o atacante Itamar, entre outros. A equipe era tida como “cansada”na visão dos torcedores, e sempre conviveu sob desconfiança.


O atual Palmeiras tenta acabar com a mesma descrença da torcida, e ao menos, contra o ASA fez o que os fanáticos palmeirenses esperavam há 11 anos. O time não tomou conhecimento do adversário e passeou em campo. O fantasma foi exorcizado.

* Márcio Melo via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.