quinta-feira, 25 de julho de 2013

Rio terá "agenda do pecado" em feriadão prolongado da Jornada

Balcony Bar, em Copacabana, é uma das áreas de prostituição mais frequentadas por turistas estrangeiros

Do Bol - Manter o foco nas atividades religiosas será uma tarefa árdua para muitos jovens que estão no Rio de Janeiro desde segunda-feira (22) para a Jornada Mundial da Juventude. Em paralelo aos eventos da JMJ e à agenda do papa Francisco, a capital fluminense oferece aos fiéis brasileiros e de várias partes do mundo uma verdadeira "agenda do pecado". De bares, botequins e restaurantes a boates, shows e casas de strip.

Já nesta quinta-feira (25), após a Festa da Acolhida, às 18h, em Copacabana, a tentação será inevitável. Famoso bairro da zona sul da cidade, Copacabana tem uma vida noturna agitada, marcada por uma boemia elitizada desde a primeira metade do século 20.
A cerca de 350 metros do palco montado para o evento com o papa, na avenida Atlântica, peregrinos eventualmente serão abordados pelas prostitutas que habitam os bares e boates na altura da praça do Lido. Em um deles, conhecido como Balcony Bar, o público majoritário é de turistas estrangeiros.
No mesmo quarteirão, há outras quatro casas de prostituição e de strip, das quais uma situada no histórico Beco das Garrafas, a travessa sem saída da rua Duvivier, entre os edifícios 21 e 37, cuja alcunha foi dada pelo músico e compositor Sérgio Mendes. Reduto da Bossa Nova, ainda hoje atrai fãs das incursões boêmias em Copacabana.
Caminhando um pouco mais, pela avenida Nossa Senhora de Copacabana, nas imediações do badalado Copacabana Palace, o "peregrino boêmio" terá como opção a boate "Mariuzinn", cujo repertório musical é variado, do funk ao pagode.
Se uma balada rock parecer mais atrativa, há a opção de seguir em frente até a rua Siqueira Campos, onde está a "Fosfobox". Porém, se for o caso de apenas tomar uma cerveja com os amigos, há opção de ir ao pub "Mud Bug", na rua Rodolfo Dantas.
Ainda na quinta-feira (25), em bairros vizinhos, há alternativas em Botafogo ("Casa da Matriz", na rua Henrique de Novaes) e Ipanema ("Galeria Café", na rua Teixeira de Melo). Para os peregrinos que gostam de música sertaneja, a opção é ir até a Barra da Tijuca, na zona oeste, onde está a "Nuth".
Já na sexta-feira (26), dia em que o papa Francisco estará novamente em Copacabana para a Via Crúcis, os jovens da JMJ têm alternativas para conhecer um pouco do samba da capital fluminense, a principal marca registrada da cidade.
A partir das 19h30, há duas rodas de samba no Botequim Vaca Atolada, na rua Gomes Freire, na Lapa, onde o peregrino será recepcionado pelo mestre de cerimônias da casa, o flamenguista Cláudio Cruz. O local é um dos poucos estabelecimentos da região boêmia da cidade que preserva o samba de raiz.
Se a opção do "peregrino sambista" for pela gafieira, onde ele poderá aprender o puladinho e o cruzado --passos do samba de gafieira--, há duas boas opções no centro do Rio: os bailes da Estudantina, na Praça Tiradentes, e do CCC (Centro Cultural Carioca), ao lado do Teatro João Caetano, na rua Sete de Setembro.
O baile funk, outra manifestação cultural típica do Rio, também poderá integrar o roteiro do peregrino que se aventurar pela vida noturna da cidade. Na sexta, a melhor opção é o "Baile das Comunidades", que acontecerá no Castelo das Pedras, em Rio das Pedras, na zona oeste.

VEJA QUAIS LUGARES O PAPA DEVE VISITAR DURANTE A JORNADA

  • Arte/UOL
O sábado (27) começa com a feijoada da Tia Surica, ícone de uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio, a Portela. O evento acontecerá no Teatro Rival, no centro, a partir das 13h.O fim da tarde pode ser coroado com uma cerveja no botequim "A Paulistinha", tradicional reduto boêmio da Lapa, na rua Gomes Freire.
"A Paulistinha" é a criadora de um dos petiscos mais pitorescos da capital fluminense, a "sacanagem", feito com provolone, tomate, salaminho e cebola em conserva espetados no palitinho.
À noite, os peregrinos que abrirem mão da vigília dos jovens da JMJ, em Guaratiba, terão opções como os shows da cantora Anitta, no Vivo Rio, na zona sul, do grupo de pagode Só Pra Contrariar, em Niterói, na região metropolitana, e a festa "Ploc 80", que tem vasto repertório musical dedicado aos anos 1980, no Circo Voador, na Lapa --com a opção de estender a noite para a Casa da Cachaça, conhecido como "bar da saideira" por ser um dos últimos a fechar na região.
Já no domingo (28), último dia da Jornada, os peregrinos que não acordarem cedo para a missa de encerramento, em Guaratiba, podem fazer um tour pelo centro histórico do Rio, começando no M.A.R (Museu de Arte do Rio), na zona portuário, passando pelo Cais do Valongo e terminando com um almoço no famoso "Bar Imaculada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.